Em novo ataque, foguetes atingem área próxima à embaixada dos EUA em Bagdá

Ao menos três foguetes caíram na noite desta segunda-feira (20) na Zona Verde de Bagdá, região que abriga prédios do governo do Iraque e missões diplomáticas estrangeiras, de acordo com informações dos serviços de segurança repassadas às agências de notícias AFP e Reuters.

Fontes da polícia iraquiana afirmaram que os três foguetes Katyusha foram lançados do distrito de Zafaraniyah, nos arredores de Bagdá, sendo que dois dos artefatos caíram próximo à embaixada dos Estados Unidos.

Desde o final de outubro, dezenas de foguetes foram lançados contra bases militares iraquianas utilizadas por soldados dos EUA. Em 27 de dezembro passado, em um desses ataques aéreos, um funcionário terceirizado da embaixada americana acabou morto.

A Casa Branca acusou milícias xiitas iraquianas que apoiam o Irã pelo ataque. Dois dias depois, em 29 de dezembro, os EUA bombardearam bases iraquianas na fronteira com a Síria, matando 25 combatentes das Forças de Mobilização Popular (FMP), paramilitares pró-Irã.

Após esses ataques recíprocos, as tensões entre Washington e Teerã alcançou níveis inesperados quando o presidente Donald Trump determinou o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, então comandante das Forças Quds, grupo de elite da Guarda Revolucionária do Irã.

O ataque que vitimou Soleimani ocorreu em 3 de janeiro, perto do aeroporto de Bagdá, e foi operado à distância com o uso de um drone militar de última geração. Na operação também foi morto Abu Mehdi al Muhandis, considerado o número dois das FMP.

Dias mais tarde, em 8 de janeiro, o Irã respondeu ao ataque, disparando 22 mísseis contra as bases iraquianas de Ain al Asad e Irbil, que abrigam tropas dos EUA, deixando 11 militares americanos feridos. (Com agências internacionais)