Morre em Beverly Hills, aos 103 anos, o ator norte-americano Kirk Douglas

Morreu nesta quarta-feira (5), aos 103 anos, o ator Kirk Douglas, um dos grandes nomes do cinema na chamada Era de Ouro de Hollywood. Douglas foi protagonista de filmes como “Spartacus” (1960) e “A montanha dos 7 abutres” (1951).

A morte foi confirmada pelo seu filho mais velho, o também ator Michael Douglas. “É com tremenda tristeza que meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos de idade”, escreveu Michael, em mensagem postada no Instagram.

Na nota, Michael Douglas afirmou também que “para o mundo, ele era uma lenda, uma estrela da Era de Ouro do cinema que viveu bem seus próprios anos dourados, um humanista cujo compromisso com a justiça e as causas em que acreditava definiram um padrão ao qual todos nós aspiramos”.

“A vida de Kirk foi bem vivida, e ele deixa um legado para o cinema que vai sobreviver por gerações, e uma história como filantropista reconhecido que trabalhou para ajudar o público e trazer paz para o planeta”, ressalta a nota. “Deixe-me terminar com as palavras que lhe disse no seu último aniversário e que para sempre permanecerão verdadeiras: Pai, eu te amo muito e sou muito feliz de ser seu filho”, concluiu Michael Douglas na rede social

Indicado a três prêmios Oscar de melhor ator — por “O invencível” (1949), “Assim estava escrito” (1952) e “Sede de viver” (1956) —, Kirk Douglas também se arriscou como diretor em dois filmes: “Scalawag” (1973) e ‘Ambição acima da lei’ (1975).

Com mais de 80 filmes no currículo, Kirk foi premiado pela Academia de Cinema de Hollywood apenas em 1996, pelo conjunto de sua obra, e estava longe das telas desde 2004, quando atuou em “Illusion”.

Estreia na Broadway

Kirk, batizado como Issur Danielovitch Demsky, nasceu na cidade de Amsterdam, no interior do estado de Nova York, em uma família de imigrantes judeus originários da Rússia. Tão logo seus pais, Bryna e Herschel, consideraram que Kirk estava crescido o suficiente, ele passou a trabalhar para ajudar no sustento da família.

Kirk Douglas trabalhou como zelador, emprego que lhe permitiu custear os estudos na St. Lawrence University. Após receber diploma de bacharel em artes, mudou-se para Manhattan, onde, mais tarde, estreou na Broadway.