EUA ordenam fechamento de consulado chinês em Houston; Pequim promete retaliações

 
O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (22) que ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, decisão fortemente criticada pelo governo de Pequim, que prometeu reagir.

A ordem de Washington foi dada em meio a tensões políticas e econômicas que se arrastam há alguns meses entre as duas maiores potências econômicas do planeta. O governo da China ameaçou o governo Trump com retaliações.

De acordo com o Departamento de Estado, o fechamento do consulado da China em Houston visa proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada dos cidadãos locais. Contudo, o governo do presidente Donald Trump não esclareceu por que agiu contra a representação diplomática em Houston.

“Os diplomatas devem respeitar as leis e as normas do Estado receptor e têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, em entrevista à emissora americana CNBC.

O Departamento de Estado garantiu que os EUA não tolerariam violações da China à soberania americana, além da intimidação da população. “Do mesmo modo, que não toleramos as práticas comerciais injustas desse país, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos atrozes”, apontou Ortagus.

Um funcionário do governo americano afirmou que o consulado dos EUA em Wuhan, que foi fechado no fim de janeiro, não será reaberto. Além da embaixada em Pequim, os EUA têm consulados em Xangai, Guangzhou, Chengdu e Shenyang.

 
A imprensa de Houston noticiou que os bombeiros foram ao prédio do consulado na noite de terça-feira por conta de relatos de fogo no local. Testemunhas relataram que pessoas dentro do consulado estavam queimado papel no que pareciam ser latas de lixo, segundo o jornal “Houston Chronicle”. Os bombeiros, porém, não puderam entrar no prédio.

O governo de Pequim havia divulgado na terça-feira que os Estados Unidos exigiram o fechamento imediato do consulado em Houston, medida classificada como “uma escalada sem precedentes nas recentes ações contra a China”.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país asiático, Wang Wenbin, disse que o pedido americano foi de fechamento imediato da instalação, a partir de sexta-feira.

“Uma violação das normas internacionais e dos acordos consulares entre os dois países, assim como uma tentativa de enfraquecer as relações bilaterais”, disse o funcionário da chancelaria.

Segundo Wenbin, a decisão representa um aumento na escalada de medidas que os Estados Unidos adotam contra a China. “Pedimos que se retratem dessa decisão equivocada ou, do contrário, a China fará represálias legítimas e necessárias”, concluiu.

Em baixa nas pesquisas eleitorais, Donald Trump, que em novembro próximo buscará a reeleição, cria factoides para tentar atrair a atenção dos eleitores desgarrados, que na eleição anterior lhe garantiram uma temporada na Casa Branca. A decisão do governo americano de exigir o fechamento do consulado chinês em Houston pode gerar algum impulso na candidatura de Trump, mas as consequências econômicas para os EUA podem ser graves. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.