BC anuncia lançamento de nota de 200 reais; nova cédula deve entrar em circulação no final de agosto

 
O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (29) o lançamento da nota de 200 reais, já foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A cédula terá como personagem o lobo-guará.

O BC não divulgou imagens da nova nota, que deve entrar em circulação no final de agosto. Em 2020, 450 milhões de cédulas de 200 reais deverão ser impressas.

O último lançamento de uma nota realizado no país foi em 2002, quando entrou em circulação a cédula de 20 reais. Atualmente, há seis tipos de notas: de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais.

Segundo a diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, com o lançamento da nova nota a instituição age preventivamente para um possível aumento da demanda da população por papel moeda.

 
De acordo com Carolina Barros, com a pandemia de Covid-19 o número de cédulas em circulação diminuiu, com mais pessoas guardando dinheiro em casa. “Estamos vivendo um período de entesouramento, efeito derivado da pandemia. O Banco Central neste momento não consegue precisar por quanto tempo os efeitos do entesouramento devem perdurar”, afirmou.

A diretora do BC destacou que a impressão de novas cédulas não tem relação com a inflação e acrescentou que não há falta de numerário no mercado. Ela salientou que, diante da possibilidade de aumento da demanda, o Banco Central considerou o momento oportuno para o lançamento da nova nota.

A nova nota de R$ 200 ainda está na fase final de testes de impressão. Somente depois deste período, serão divulgadas imagens da nova cédula. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.