Brasil acumula mais de 90 mil mortes por Covid-19; casos confirmados da doença ultrapassam os 2,5 milhões

 
O Brasil bateu um novo recorde diário de casos confirmados de Covid-19 nesta quarta-feira (29), ao registrar 72.377 infecções em apenas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O balanço inclui o acumulado dos números diários e do dia anterior de São Paulo que, segundo o governo local, não foram divulgados na terça-feira por dificuldades técnicas.

O recorde anterior foi registrado há uma semana, em 22 de julho, quando as autoridades do país reportaram 67.860 novos casos em um dia. O balanço desta quarta-feira eleva o total de infecções em território brasileiro para 2.553.265. O país registrou ainda mais 1.664 mortes em decorrência do novo coronavírus. Assim, o total de vítimas chega a 90.134.

Os números do Conass divergem dos divulgados pelo Ministério da Saúde, que contabilizou nesta quarta-feira 69.074 infecções e 1.595 óbitos em 24 horas. Os totais de casos e mortes do balanço do ministério são, porém, os mesmos divulgados pelo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Ao todo, 1.787.419 pacientes se recuperaram da doença, e 675.712 estão em acompanhamento, segundo o Ministério da Saúde.

Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais de casos e mortes devem ser ainda maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. Especialistas afirmam que o número real de infectados pode ser até sete vezes maior, o que significa que a quantidade de óbitos pela doença causa pelo vírus SARS-CoV-2 também deve ser maior.

 
São Paulo é o estado brasileiro mais atingido pela epidemia, com 514.197 casos e 22.389 mortes. O número de infectados no território paulista supera os registrados em diversos países, sendo menor apenas do que o contabilizado na Rússia (827 mil), na Índia (1,5 milhão) e nos Estados Unidos (4,4 milhões).

O Ceará é o segundo estado brasileiro com maior número de casos, somando 169.072, e o terceiro em número de mortos, com 7.643 vítimas. Já o Rio de Janeiro tem 161.647 infecções e 13.198 óbitos, o que o coloca atrás de São Paulo como o segundo estado com mais mortes. Segundo o Conass, a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes é atualmente de 42,9 no País.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais infecções e mortes por coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que já acumulam mais de 4,4 milhões de casos e mais de 150 mil óbitos. Atrás de EUA e Brasil, os países mais atingidos são Índia (1,53 milhão), Rússia (827 mil) e África do Sul (471 mil).

Ao todo, mais de 662 mil pessoas morreram em decorrência do vírus no planeta. Depois de EUA e Brasil, os maiores números absolutos de mortes se concentram no Reino Unido (46 mil), no México (44 mil) e na Itália (35 mil). (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.