Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão local do novo coronavírus

 
A Nova Zelândia completou, no domingo (9), 100 dias sem registrar contágios domésticos pelo novo coronavírus. No entanto, as autoridades do país continuam a advertir que baixar a guarda está fora de questão.

No momento, o governo neozelandês vem acompanhando 23 casos de pessoas que contraíram Covid-19. Todos esses casos envolvem pessoas que vieram do exterior e foram diagnosticadas ao chegar ao país. Elas seguem em quarentena.

“Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos dar ao luxo de qualquer negligência”, disse o diretor de Saúde do país, Ashley Bloomfield.

“Temos visto no exterior quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controle, e temos de estar preparados para rapidamente frear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”, acrescentou.

A Nova Zelândia, com população de cinco milhões de habitantes, teve 1.219 casos confirmados do novo coronavírus desde fevereiro, com o último diagnóstico local identificado em 1° de maio. Ao todo, 22 pessoas morreram no país.

 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a reação do país como exemplar por “eliminar com sucesso a transmissão na população”.

No início da pandemia, a Nova Zelândia fechou suas fronteiras e impôs uma quarentena estrita de um mês de duração logo após o início do surto. O primeiro caso no país foi detectado em 28 de fevereiro de 2020.

As medidas mostraram resultado. Em maio, pela primeira vez, a Nova Zelândia já não registrava novos casos locais de coronavírus. No início de junho, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, removeu todas as medidas restritivas impostas no país após o último paciente com Covid-19 no país receber alta.

Por outro lado, as fronteiras da Nova Zelândia passaram a ser rigorosamente controladas, sendo qualquer pessoa que entre no país está sujeita a uma quarentena de 14 dias.

Preocupado com a possibilidade de uma segunda onda, o governo solicitou às famílias que guardem kits de abastecimento de emergência, incluindo máscaras de proteção. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.