“Esquema S”: se denúncias tinham provas robustas, ações de busca e apreensão eram desnecessárias

 
Todos que acompanham o jornalismo do UCHO.INFO sabem que nosso compromisso é com a verdade dos fatos e o incondicional respeito às leis vigente no País, ferramentas necessárias para preservar a democracia e o Estado de Direito. Isso significa que nossa postura diante dos fatos não representa qualquer aceno a corruptos, pelo contrário, mas uma cobrança às autoridades que não abusem do devaneio interpretativo para aplacar interesses políticos dos mais distintos.

Esse introito serve para embasar análise sobre a “Operação E$quema S”, deflagrada nesta quarta-feira (9) pela Polícia Federal contra advogados acusados de participação no desvio de recursos da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), que até dezembro de 2017 esteve sob o comando de Orlando Diniz, principal alvo da investigação e colaborador premiado.

Titular da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro e responsável pelas ações penais decorrentes da Operação Lava-Jato no estado, o juiz Marcelo Bretas aceitou denúncia contra os investigados e ao mesmo tempo expediu mandado de busca e apreensão em desfavor dos alvos da investigação, entre eles os advogados Cristiano Zanin Martins (defensor do ex-presidente Lula, Frederick Wassef (ex-advogado da família Bolsonaro), Ana Tereza Basílio (advogado do governador afastado Wilson Witzel), Caio Rocha (filho do ex-ministro César Asfor Rocha, do STJ), Tiago Cedraz (filho do ministro Aroldo Cedraz, do TCU) e Eduardo Martins (filho do presidente do STJ, Humberto Martins).

 
Matérias relacionadas
. Advogados de Lula receberam R$ 68 milhões de Orlando Diniz, preso em nova fase da Lava-Jato
. Operação da PF contra Zanin, Wassef e outros advogados confirma matéria do UCHO.INFO de 2018

Até o momento, o que se sabe é que a operação da PF foi deflagrada com base em supostos desvios de recursos do chamado Sistema S, montante que ultrapassa, segundo os investigadores, R$ 355 milhões. É importante ressaltar que beira a irresponsabilidade aceitar denúncia contra investigados com base em suposições. O bom Direito prega que não havendo certeza dos fatos, a ordem é aprofundar as investigações. Do contrário, o melhor é abandonar eventuais denúncias.

Por outro lado, quando um juiz aceita denúncia oferecida pelo Ministério Público é porque o conjunto probatório é suficiente para garantir a acusação. Partido do pressuposto que a denúncia encaminhada ao juiz Marcelo Bretas estava calcada em provas, autorizar ações de busca e apreensão representa um atentado à lógica jurídica.

Além de sistêmica, a corrupção no Brasil é estrutural, correndo o País em todas as instâncias e escaninhos, por isso a necessidade de ser combatida com firmeza e o rigor da lei. Como sempre afirmamos, defender corruptos não é nosso objetivo, mas é preciso separar o estrito cumprimento da lei dos interesses políticos que permeiam a seara frequentada por poderosos.

Acuada, a Lava-Jato, como um todo, sempre deflagra uma operação marcada pela espetacularização quando deseja enviar recados subliminares aos operadores da política e seus quejandos. O caso envolvendo desvio de recursos da Fecomercio-RJ está sob investigação há quase três anos, tempo suficiente para a apuração de provas que eliminem o uso do vernáculo “suposto” na justificativa da decisão judicial que permitiu as operações policiais. Em suma, Bretas deve uma explicação sobre ambas as decisões: a de aceitar a denúncia e a de autorizar buscas e apreensões.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.