Poetisa norte-americana Louise Glück conquista o Prêmio Nobel de Literatura

 
A poetisa americana Louise Glück foi agraciada nesta quinta-feira (8) com o Prêmio Nobel de Literatura por sua “voz poética inconfundível que com beleza austera torna a existência individual universal”, afirmou o comitê responsável pelo prêmio.

Nascida em Nova York, Glück, de 77 anos, fez sua estreia literária em 1968 com “Firstborn” e, segundo o comitê do Nobel, “logo se tornou uma das poetas mais proeminentes da literatura americana contemporânea”.

O júri afirma que sua poesia é “caracterizada por uma busca pela clareza’” e frequentemente aborda temas como infância, vida familiar e relacionamentos entre pais e irmãos. Na nota é dado destaque para a obra “Averno”, de 2006, classificada como “magistral”, que traz “uma interpretação visionária do mito de descida de Perséfone ao inferno no cativeiro de Hades, o deus da morte”.

Esse não é o primeiro prêmio que a professora da Universidade de Yale recebe em sua carreira. Em 1993, ela foi agraciada com o Prêmio Pulitzer por “The Wild Iris”, e em 2014 recebeu o National Book Award.

 
Matérias relacionadas
. Prêmio Nobel de Medicina vai para descobridores da hepatite C
. Prêmio Nobel de Física vai para pesquisadores que descobriram formação do “buraco negro”
. Criadoras da “tesoura genética” recebem Prêmio Nobel de Química

O anúncio deste ano vem depois de vários anos de polêmicas e escândalos envolvendo o prêmio literário mais famoso do mundo. Em 2018, a academia chegou a cancelar a premiação devido a acusações de abuso sexual envolvendo um dos integrantes da instituição, que foi condenado por estupro.

Depois de uma renovação para reconquistar a confiança da Fundação Nobel, dois laureados receberam o prêmio no ano passado: a polonesa Olga Tokarczuk, que ganhou a premiação referente a 2019, e o austríaco Peter Handke, a de 2018. A escolha de Handke causou polêmica e uma série de protestos devido a sua posição pró-Sérvia durante a guerra dos Bálcãs na década de 1990.

Glück normalmente receberia o prêmio do rei Carl Gustaf 16º numa cerimônia formal em Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do cientista Alfred Nobel. Mas a cerimônia presencial foi cancelada neste ano devido à pandemia do novo coronavírus, e será substituída por cerimônia televisionada, com os laureados recebendo os prêmios em seus países de origem.

Pelo Nobel, Glück receberá 10 milhões de coroas suecas, montante que equivale aproximadamente a US$ 1,1 milhão.

De acordo com a tradição, o prêmio de literatura é o quarto anunciado todos os anos, após o de medicina, o de física e o de química. Neste ano, o Nobel de Medicina premiou o trio de cientistas Harvey Alter, Charles Rice e Michael Houghton pela descoberta do vírus da hepatite C, enquanto o Nobel de Física foi para os pesquisadores Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por estudos sobre a formação de buracos negros.

Já Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna foram laureadas com o Nobel de Química pela descoberta de um método para a edição do genoma conhecido como CRISPR-Cas9 ou “tesoura genética”. Ainda falta o anúncio dos laureados nos campos da economia e da paz, que ocorrerá nos próximos dias. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.