Anvisa suspende temporariamente testes da Coronavac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes da vacina chinesa Coronavac. A interrupção, anunciada nesta segunda-feira (9), é decorrente de “evento adverso grave”.

A Coronavac é uma das candidatas a vacina contra o novo coronavírus e é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo. Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado.

Em nota, o Instituto Butantan informou que “foi surpreendido” pela decisão da Anvisa e que está “apurando em detalhes o que houve com o andamento dos estudos clínicos da Coronavac”. O instituto ressaltou que está à disposição das autoridades e que entrevista coletiva será concedida na manhã de terça-feira (10) por autoridades e profissionais envolvidos nos testes.

A Anvisa informou, por meio de comunicado, que foi notificada de um efeito adverso grave em 29 de outubro, mas não revelou a causa específica da suspensão. Informações não confirmadas revelam que um voluntário que se submeteu à imunização morreu.

 
Matérias relacionadas
. Voluntária da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford teve sintomas neurológicos
. Após suspensão, Universidade de Oxford retoma testes de vacina contra a Covid-19
. Johnson & Johnson pausa teste de vacina contra a Covid-19 após participante adoecer

A ocorrência está sendo investigada e não há confirmação de que o óbito está relacionado à Coronavac ou se o voluntário recebeu placebo, em vez de vacina, como ocorre normalmente em testes dessa natureza.

De acordo com lista divulgada pela Anvisa, são considerados eventos adversos graves: “morte, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente, internação hospitalar do paciente, anomalia congênita ou defeito de nascimento, qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante”.

Essa é a terceira vacina experimental contra a Covid-19 que teve seus ensaios clínicos suspensos por conta de eventos adversos graves. O imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford teve os testes suspensos temporariamente após uma voluntária apresentar sintomas de doença neurológica. A vacina do laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson, teve os ensaios clínicos suspensos após o surgimento de “doença inexplicada” em um dos participantes dos testes.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.