Covid-19: com 963 mortes nas últimas 24 horas, Brasil passa de 188 mil óbitos em razão da doença

 
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 963 novos óbitos em decorrência da Covid-19 e 55.799 novos casos confirmados da doença. No total, desde o início da pandemia do novo coronavírus, são 188.285 óbitos e 7.320.020 de casos confirmados.

A média móvel de mortes foi de 776, a maior desde 18 de setembro. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados nesta terça-feira (22) pelo consórcio de veículos de imprensa.

De acordo com o Ministério da saúde, que usa metodologia diferente na coleta de dados da pandemia, o País registrou 968 mortes e 55.202 casos confirmados de Covid-19. Segundo a pasta, o total de infecções identificadas subiu para 7.318.821, enquanto os óbitos chegam a 188.259.

Como tem afirmado o UCHO.INFO desde o início da pandemia, no Brasil os números reais de mortes e casos confirmados são muito maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. Autoridades e instituições de saúde concordam com essa tese. Especialistas afirmam que o número de casos pode ser seis ou sete vezes maior.

O Brasil vive uma segunda onda do novo coronavírus, o que tem impulsionado o número de casos confirmados, internações hospitalares, com congestionamento dos leitos de UTI, e mortes. Esse cenário tem levado algumas cidades e estados a endurecerem as regras de combate ao SARS-CoV-2.

 
Matéria relacionada
. Covid-19: SP volta à fase vermelha e passará Natal e réveillon apenas com serviços essenciais

O Estado de São Paulo, unidade da federação mais atingida pela pandemia, anunciou nesta terça-feira o retorno à fase vermelha do plano de enfrentamento ao novo coronavírus nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. Nessa fase podem funcionar apenas serviços considerados essenciais (saúde e supermercados).

Como destacamos em matéria anterior, o governador de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), deveria ter decretado lockdown ininterrupto pelo menos até 10 de janeiro, a exemplo do que fizerem alguns países europeus que viram o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 89,6 no Brasil, a décima sétima mais alta do planeta, quando desconsiderados os países considerados pequenos, como San Marino e Andorra.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 18,1 milhões de casos, e da Índia, com 10 milhões. Contudo, o Brasil é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 321 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da crise de Covid-19, mais de 77,7 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 1,71 milhão de pacientes morreram em razão da doença.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 17,9 milhões de casos, e da Índia, com 10 milhões. Contudo, o Brasil é o segundo país em número absoluto de mortos, já que mais de 318 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, mais de 77,2 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 1,69 milhão de pacientes morreram em decorrência da doença.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.