Covid-19: Espanha proíbe entrada de viajantes brasileiros ou que estiveram no Brasil

 
A Espanha anunciou nesta terça-feira (2) que proibirá a entrada de passageiros de voos procedentes do Brasil e da África do Sul, com exceção de cidadãos espanhóis ou residentes no país e em Andorra. A decisão se deve às variantes do novo coronavírus originárias dos dois países.

A medida entrará em vigor às 9h desta quarta-feira (horário de Madrid; 5h de Brasília) e ficará em vigor por 14 dias, até 17 de fevereiro, podendo ser prorrogada de acordo com a evolução da pandemia, disse a porta-voz do governo espanhol, María Jesús Montero, após reunião do Conselho de Ministros.

Durante esse período, voos do Brasil e da África do Sul poderão chegar à Espanha somente ocupados por cidadãos espanhóis ou de Andorra ou por residentes em ambos os países, ou ainda por passageiros em trânsito internacional para um país fora do espaço Schengen (área comum da União Europeia).

Com a medida, a Espanha segue a decisão já tomada por outros países europeus, como Portugal, Alemanha e França, também preocupados com as variantes brasileira e sul-africana.

Montero explicou que as medidas fazem parte “da ação decisiva do governo para proteger a saúde dos cidadãos e conter a progressão da doença”, de acordo com as recomendações da União Europeia.

 
Matérias relacionadas
. Em razão do avanço da pandemia, Portugal suspende voos que têm o Brasil como origem e destino
. Temendo o avanço da pandemia, Alemanha pode proibir entrada de viajantes provenientes do Brasil
. Biden restabelece restrições para passageiros procedentes do Brasil, da União Europeia e do Reino Unido

A decisão foi tomada depois de várias comunidades autônomas espanholas, que têm competência no setor da saúde, terem pedido para restringir ao máximo os voos de ligação com o Brasil e a África do Sul, para “evitar que o vírus volte a entrar em Madrid-Barajas”, o aeroporto internacional da capital dos espanhóis.

O país ainda continua a permitir a entrada de passageiros que tenham escala no país, mas há restrições: o viajante não pode deixar o aeroporto e só deve ficar “em trânsito” por no máximo 24 horas.

Além dessas novas restrições, a Espanha exige desde 23 de novembro um teste RT-PCR negativo de passageiros que entram por vias aérea ou marítima provenientes de países em risco do novo coronavírus. O teste deve ser realizado 72 horas antes do desembarque.

Atualmente, a medida afeta pessoas procedentes de 58 países de fora da Europa. Além do Brasil, estão entre eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Uruguai. A partir da próxima segunda-feira, serão incluídos na lista Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e República Dominicana. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.