Em razão do avanço da pandemia, Portugal suspende voos que têm o Brasil como origem e destino

 
O governo de Portugal anunciou nesta quarta-feira (27) a suspensão dos voos entre o país europeu e o Brasil, a partir de zero hora da próxima sexta-feira. A decisão foi tomada com base na evolução da pandemia do novo coronavírus em ambos os países e na detecção de variantes do vírus causador da Covid-19. A medida deve durar pelo menos duas semanas, ou seja, até 14 de fevereiro, podendo ser estendida caso o quadro da pandemia piore.

“Até ao dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido”, informou o Ministério da Administração Interna de Portugal, em comunicado.

O governo português justificou a suspensão dos voos citando a evolução da situação epidemiológica de todo o planeta, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a detecção de novas cepas do vírus.

Em 15 de janeiro, o Reino Unido havia proibido voos entre o país e Portugal. Na ocasião, os britânicos citaram, entre outros motivos, o fato de que o país lusitano ainda mantinha rotas abertas com o Brasil. A decisão provocou reclamações do governo português.

 
A medida anunciada pelo governo de Lisboa, nesta quarta-feira, prevê exceções para voos de natureza humanitária de repatriamento de cidadãos portugueses e membros das respectivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal.

Nesses voos de caráter humanitário poderão também embarcar cidadãos de países da União Europeia, cidadãos de Estados associados ao Espaço Schengen e às respectivas famílias, além de cidadãos de países terceiros com residência legal num Estado-membro da União Europeia.

O ministério ressalta que todos cidadãos têm de apresentar, no momento da partida, um teste com resultado negativo para o novo coronavírus realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque. Além disso, após a chegada, os viajantes precisam cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias em seu domicilio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Portugal registou nesta quarta-feira 293 mortes relacionados à Covid-19, novo recorde diário desde o início da pandemia. Ao todo, o país, que tem 10 milhões de habitantes, já registou 669 mil casos positivos da doença. Desses, quase 173 mil estão ativos. A Covid-19 causou ainda 11 mil mortes em Portugal. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.