Brasil registra 1.090 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; total de óbitos está perto de 241 mil

 
Enquanto o governo do negacionista Jair Bolsonaro tropeça na incompetência quando o assunto é combater o novo coronavírus por meio da vacinação em massa, a Covid-19 continua fazendo estragos País afora. É o que mostram dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados nesta terça-feira (16) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.090 mortes por Covid-19, chegando à estarrecedora marca de 240.983 óbitos desde que a pandemia aterrissou em solo brasileiro. Com o novo balanço, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.056, avanço de 1% em relação à média móvel de quatorze dias atrás. Há 27 dias a média móvel de mortes pela doença está acima de 1 mil.

Em relação a casos confirmados, no último dia 55.428 novas infecções pelo novo coronavírus foram registradas no País. Desde o começo da pandemia, 9.921.339 brasileiros já contraíram o vírus SARS-CoV-2. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 45.615 novos diagnósticos diários, recuo de 6% em relação à média registrada há duas semanas.

Uma das infecções confirmadas nesta terça-feira foi a do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tornou-se o 15º integrante do primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro a ser diagnosticado com Covid-19, além do próprio presidente. Em nota, a assessoria da pasta informou que Salles “apresentou leve febre, mas passa bem”. Ele permanecerá em isolamento na capital federal, conforme orientação médica.

 
De acordo com o Ministério da Saúde, 8.883.191 pacientes haviam se recuperado da doença até esta terça-feira. O Conass não divulga o número de recuperados. Levantamento do consórcio de veículos de imprensa aponta que até a noite de segunda-feira 5.285.981 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa ou 2,50% da população brasileira.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus no País. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Segundo os dados divulgados às 20 horas desta terça-feira, nove estados apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Minas Gerais, Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará e Paraíba. Em estabilidade encontram-se 14 unidades da federação: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Quatro estados registram queda no número de mortes: Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Tocantins.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes no Brasil é de 114,7. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,7 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Contudo, é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que têm mais de 487 mil óbitos.

Ao todo, mais de 109,4 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 2,4 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.