Governo de São Paulo pode decretar “lockdown” em todas as cidades paulistas, das 22 horas às 5 horas

 
Na tentativa de frear o avanço da Covid-19 no estado, o governo de São Paulo pretende decretar “lockdown” em todas as cidades paulistas entre as 22 horas e as 5 horas do dia seguinte. Com as variantes do vírus sendo detectadas em várias regiões, a ocupação de leitos de UTI está levando muitos municípios a enfrentarem um colapso no sistema de saúde.

A ideia do “lockdown” foi defendida durante reunião de integrantes do governo com o Centro de Contingência da Covid-19 no estado. Nesta semana, São Paulo atingiu o maior número de internações em UTI em razão da doença, o que coloca as autoridades de saúde em alerta máximo. A proposta tem o apoio de vários integrantes do governo paulista e deve ser anunciada ao logo desta quarta-feira pelo governador João Dória Júnior (PSDB).

Por enquanto não há informações sobre como se dará a fiscalização em todo o estado, mas é importante que o governo oriente a população a permanecer em casa nesse intervalo de tempo. Se confirmado o “lockdown”, bares e restaurantes e estabelecimentos permanecerão fechados das 22 horas às 5 horas, sendo que apenas farmácias, hospitais e postos de saúde poderão funcionar.

 
A medida, se anunciada de fato, será adicional ao Plano São Paulo de reabertura econômica, que conta com fases nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho para estipular as regras de funcionamento dos estabelecimentos. A classificação é feita com base no número de infecções e de mortes, além da ocupação de leitos hospitalares. Pelo menos quatro regiões do Estado – Presidente Prudente, Barretos, Araraquara/São Carlos e Bauru – estão no alerta máximo.

A Grande São Paulo está na fase amarela, mas São Bernardo do Campo, por exemplo, decretou na última segunda-feira (22) toque de recolher entre 22 horas e 5 horas e adiou a volta às aulas presenciais, prevista para 1º de março. Atualmente, a taxa de ocupação geral de leitos no Estado de São Paulo está em 67,9%, mas em algumas cidades não há leitos de UTI disponíveis.

No interior paulista a situação tem preocupado as autoridades. Devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus e o colapso no sistema de saúde, algumas cidades decretaram “lockdown” para tentar minimizar a transmissão do vírus. Araraquara, onde 98% dos leitos de UTI estão ocupados, é um dos municípios que determinaram a suspensão de todas as atividades, incluindo supermercados, para frear a contaminação.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.