Brasil registrou 3.673 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas; média móvel de mortes está acima de 3 mil

 
O Brasil registrou 3.673 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 325.559 óbitos pela doença desde o começo da pandemia. Com os novos números, a média móvel de mortes nos últimos sete dias superou a marca de 3 mil pela primeira vez e alcançou 3.119, avanço de 43% em relação há duas semanas. Os dados são Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados na noite desta quinta-feira (1) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há 71 dias a média móvel de mortes fica acima 1 mil; há 16 dias, acima dos 2 mil mortos por dia; há seis dias, acima de 2,5 mil. Agora o País entrou na média móvel de 3 mil óbitos diários.

Em relação a casos confirmados, nas últimas 24 horas foram registrados 84.459 novos diagnósticos. Desde o início da crise sanitária, 12.842.717 brasileiros já contraíram oficialmente o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 73.993, alta de 2% na comparação com a média de quatorze dias atrás. Esse índice indica estabilidade no número de casos.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 50% maior.

 
De acordo com o Ministério da Saúde, 11.169.937 pacientes haviam se recuperado da Covid-19 até a noite de quarta-feira (31). O Conass não divulga o número de recuperados.

Sobre o plano de imunização do governo federal, até esta quinta-feira 18.584.301 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 8,78% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 5.223.544 pessoas, o que equivale a 2,47% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus.

Com base nos os dados compilados pelo consórcio de imprensa, 17 entes federativos apresentam alta na curva de mortes por Covid-19: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Sete estados brasileiros registram estabilidade no número de óbitos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe. Três estados têm queda: Acre, Amazonas e Roraima.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 154,8 no País. Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de infecções e mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 30,52 milhões de casos e mais de 552 mil óbitos.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 129,3 milhões de pessoas já contraíram oficialmente o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 2,82 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.