Vacina da Pfizer-BioNTech contra Covid-19 tem 91% de eficácia após seis meses da segunda dose

 
A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (1) que estudos mostram que a vacina contra Covid-19 desenvolvida por ambas as empresas permanece 91,3% eficaz por pelo menos seis meses após a aplicação da segunda dose. Além disso, o imunizante também é eficaz contra a variante sul-africana do novo coronavírus, afirmam as companhias.

“É um passo importante para confirmar a alta eficácia e os bons dados de segurança até agora, especialmente no acompanhamento a longo prazo”, disse o presidente-executivo da BioNTech, Ugur Sahin.

De acordo com as empresas, a vacina mostrou 100% de eficácia na prevenção de casos graves até seis meses após a administração da segunda dose, conforme critérios do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, sigla em inglês).

Se levada em conta a definição da Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na sigla em inglês), que é diferente, a eficácia contra doenças graves é de 95,3%.

O estudo levou em consideração dados de mais de 46 mil voluntários que participaram de ensaios clínicos, 12 mil deles acompanhados seis meses após receberem a segunda dose. Entre eles, foram registrados 927 casos confirmados de Covid-19, dos quais 850 no grupo que recebeu placebo e 77 no que recebeu a vacina.

 
Do total de infectados, 32 desenvolveram a forma grave da doença – todos pertencentes ao grupo que recebeu placebo.

Os laboratórios Pfizer e BioNTech esperam fabricar até 2,5 bilhões de doses de sua vacina em 2021. O imunizante é um dos quatro aprovados na União Europeia.

A eficácia registrada nessa nova pesquisa é um pouco inferior aos 95% que a BioNTech e a Pfizer relataram em novembro, em estudo envolvendo 44 mil participantes. Uma das explicações é que, desde então, várias novas variantes do novo coronavírus se espalharam pelo planeta.

Eficácia de 100% contra variante sul-africana

O estudo também mostrou que a vacina é 100% eficaz contra a variante sul-africana. Para chegar ao resultado, os pesquisadores acompanharam 800 voluntários que participaram dos testes no país africano, onde a variante foi descoberta e é a dominante. Entre eles, foram observados nove casos de Covid-19, todos no grupo placebo.

Na quarta-feira, a BioNTech anunciou que a vacina é 100% eficaz em adolescentes de 12 a 15 anos. O resultado, que foi comprovado na fase 3 de testes, também indicou “respostas robustas de anticorpos, superiores às registradas anteriormente, em participantes com idades de 16 a 25 anos”, segundo afirma uma nota divulgada pela Pfizer.

A vacina já obteve o registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não está sendo utilizada no Brasil.

Em março, o governo federal assinou contrato para a aquisição de 100 milhões de doses. No entanto, cerca de 75% delas devem chegar apenas no segundo semestre, em agosto e setembro. A entrega deve ocorrer da seguinte forma: 1 milhão de doses em abril, 2,5 milhões em maio, 10 milhões em junho, 10 milhões em julho, 30 milhões em agosto e 45,5 milhões em setembro.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.