Bolsonaro confirma realização da Copa América no Brasil e divulga sedes

 
O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (1) a realização da Copa América no Brasil, após Argentina e Colômbia terem sido excluídas da programação inicial da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Ele anunciou também os locais onde os jogos serão realizados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.

“Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. (…) Então, ao que tudo indica, prezado [Marcelo] Queiroga [ministro da Saúde], seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América”, afirmou o presidente em evento no Ministério da Saúde.

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Ramos, também anunciou no Twitter: “Confirmada a Copa América no Brasil”. As partidas serão realizadas sem público.

O governador de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), que inicialmente havia defendido a realização do torneio no Brasil, mudou de ideia e anunciou que o estado não será uma das sedes do campeonato. “Concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus”, escreveu.

Os estádios que receberão os jogos serão o Mané Garrincha, em Brasília; Maracanã, no Rio de Janeiro; Arena Pantanal, no Mato Grosso; e Olímpico e Antônio Accioly, ambos em Goiânia.

Políticos e epidemiologistas criticaram de forma veemente a realização do evento, lembrando que mais de 460 mil pessoas morreram de covid-19 no Brasil e que a pandemia não dá sinais de desaceleração.

 
“Campeonato da vacinação”

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, fez nesta terça-feira um apelo ao jogador Neymar para que ele e a seleção brasileira não aceitem disputar o torneio. “Neymar, eu queria dirigir uma palavra a você: não concorde com a realização dessa Copa América no Brasil. Não é esse o campeonato que nós precisamos agora disputar. Nós precisamos disputar o campeonato da vacinação”, disse.

“É inacreditável que o governo federal queira sediar a Copa América aqui no Brasil no exato momento em que a pandemia se agrava e enche como nunca os nossos cemitérios, as nossas UTIs, e a terceira onda começa a chegar”, disse o senador. “Seria transformar essa copa em campeonato da morte”, completou.

Seis das dez seleções vacinadas

A menos de duas semanas para o início da Copa América, seis das dez seleções participantes e os árbitros receberam, ao menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 – Paraguai, Chile, Venezuela, Uruguai, Equador e Bolívia. A Conmebol recebeu as vacinas como doação do laboratório chinês Sinovac, que produz a Coronavac.

A seleção brasileira deverá ser vacinada somente após os dois jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo: 4 de junho contra o Equador e 8 de junho contra o Paraguai. Alguns atletas já foram vacinados, como Neymar, Lucas Paquetá e Marquinhos. O técnico Tite recebeu a segunda dose em 14 de maio.

Cada delegação deverá ter no máximo 65 pessoas, somando jogadores, comissão técnica e dirigentes, sendo que deverão estar imunizados. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.