Do bizarro ao patético – Sediar a Copa América, o tiro de misericórdia

(*) Gisele Leite

Segundo a “Johns Hopkins University”, o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de óbitos e o terceiro com maior número de infectados. E mesmo assim a Conmebol anunciou no final da manhã de 1º de junho de 2021 que a Copa América ocorreria no Brasil. Isto após Colômbia e Argentina se recusarem a sediar a competição por cuidados com a crise da Covid-19. E, Alejandro Domingues, o líder da entidade, em Twitter manifestou o agradecimento ao Presidente da República por receber o torneio.

Em razão da reação, o atual Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, sinalizou recuo, quando então afirmou que a realização da competição ainda não está plenamente acertada e que o governo faz exigências como estádios sem torcida e todos os jogadores e envolvidos vacinados. Ressalte-se que os jogos estão previstos para ocorrerem entre os dias 13 de junho até 10 de julho do corrente ano.

A referida notícia teve péssima repercussão também entre os governadores, particularmente em face do agravamento da Covid-19, com ocupação crescente de UTIs e, os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul já comunicaram que não sediarão jogos, enquanto que os Estados de São Paulo e Bahia afirmaram que podem receber as partidas desde que em estádios vazios. O Deputado Júlio Delgado já comunicou que irá ao STF contra o evento. Contra a decisão de São Paulo, alertam os aliados e, também, o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O atual governador do Estado do Rio de Janeiro, o cantor gospel Cláudio Castro não perdeu a oportunidade de manifestar-se futebolisticamente favorável à realização da final na capital do RJ, mas ainda irá discutir com o atual prefeito Eduardo Paes.

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolph Rodrigues quer convocar o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para explicar os motivos de a entidade ter se oferecido para sediar o dito evento.

A decisão populista em sediar a Copa América apesar de muitos manifestantes contrários, afinal, dobra a aposta na provocação contra seus opositores, mesmo diante de recente relatório da Fundação Oswaldo Cruz informar sobre o agravamento da pandemia no Brasil e, o sério risco de haver a terceira onda da pandemia e coronavírus. Em breve, conheceremos a Cepa América regida pelo Cloroquito. Conseguimos partir do bizarro ao patético em segundos.

O Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira, tem até o dia 7 para decidir o que fazer com General Pazuello, que violou as regras do Regimento Interno ao participar de ato político da Presidência no Rio de Janeiro. Cogita-se que poderá aplicar punição em caráter reservado enquanto que o Presidente da República já informou que não aceita qualquer castigo ao fiel escudeiro. Aliás, o Presidente já informou outro passeio-manifestação de moto em São Paulo, no próximo dia 12. E, apoiadores de Bolsonaro desmentem e ironizam as manifestações em mais de duzentas cidades brasileiras.

Enfim, sediar a Copa América pode ser o tiro de misericórdia que o atual governo tanto precisa.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.