Morre em Brasília, aos 78 anos, Roberto Stuckert, o “Stukão”, lenda da fotografia brasileira

(Roberto Stuckert, Ricardo Stuckert e Roberto Stuckert Filho)

 
O repórter fotográfico Roberto Stuckert, conhecido como “Stukão”, morreu nesta segunda-feira (23), aos 78 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Lenda da fotografia brasileira, “Stukão” foi fotógrafo oficial da Presidência da República durante o governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo. Trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Manchete, Jornal Diário Carioca, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília, Folha de S.Paulo e Associated Press.

Paraibano de João Pessoa, o fotógrafo iniciou na carreira aos 16 anos no “Diário Carioca”, no qual o próprio pai, Eduardo, trabalhava. Em abril de 1960, o pai indicou-0 para ser fotógrafo da sucursal da Folha do Diário, em Brasília. Em seguida, “Stukão” migrou para a sucursal da Folha de S.Paulo, na capital federal, onde ficou por mais de 13 anos, até janeiro de 1979.

Membro de uma família de 33 fotógrafos e com 100 anos de tradição na profissão, Roberto Stuckert passou a paixão pela fotografia aos filhos Roberto Stuckert Filho, o “Stuka”, Ricardo Stuckert, o “Stukinha”. Ricardo lamentou a morte do pai nas redes sociais.

“Hoje meu pai partiu. Ele sempre foi esta pessoa, feliz, alegre, com um sorriso no rosto e um contador de histórias. Desde pequeno eu sempre, sempre fui encantado por ele. Admirava o profissionalismo, a dedicação, a devoção à família. E foi com ele que aprendi a fotografar. Um dos primeiros presentes que ganhei dele, ainda criança, foi uma máquina fotográfica”, escreveu Ricardo Stuckert.

 
Ricardo foi fotógrafo oficial do ex-presidente Lula e segue no instituto que leva o nome do petista. Roberto Filho trabalhou com a ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT.

A irmã, Roberta Stuckert, também escreveu sobre a morte de fotógrafo. “Oh meu irmão, continuar a vida sem seu sorriso, suas brincadeiras, não vai ser fácil. Vai na luz, que você tem de sobra, vai lá animar o céu, fazer graça porque aqui tá muito difícil e agora aqui está muito sem graça sem sua presença”, escreveu.

Roberta lamentou a perda de dois irmãos em 45 dias. O fotógrafo Rodolfo Stuckert, servidor aposentado da Câmara dos Deputados, morreu dia 9 julho, aos 67 anos, vítima de infecção generalizada.

O velório de Roberto Stuckert está marcado para ocorrer das 8h às 10h, desta terça-feira (24/8), na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul (Brasília). A cremação do corpo será às 11h30, em Valparaíso de Goiás (GO).

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.