Entrevista com José Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão – Parte II

 
Ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal e filiado ao PSDB, o engenheiro civil José Reinaldo Tavares é otimista em relação ao futuro do Estado, frisando que as ações para um processo de mudança devem ser tomadas com urgência e planejamento.

Na primeira parte da entrevista, José Reinaldo abordou temas dos mais variados, como o atual cenário político maranhense, eleições do próximo ano, crise social, economia, educação, infraestrutura e oportunidade de negócios.

Energia renovável

O ex-chefe do Executivo do Maranhão falou sobre temas relacionados à energia renovável, ao crédito de carbono e ao agronegócio. Disse José Reinaldo que está em marcha um projeto que reúne diversos setores (indústrias, portos, governo e comunidade acadêmica) para a produção de “hidrogênio verde” e amônia, utilizado na produção de fertilizantes agrícolas. O ex-governador lembrou que as composições ferroviárias que chegam à capital São Luís, transportando grãos com destino à exportação, retornam ao Centro-Oeste vazias.

Jayme Monjardim

Entusiasmado com as questões ecológicas e de energia renovável, José Reinaldo Tavares relatou que há dias recebeu a visita do diretor de cinema Jayme Monjardim, que tem investido na produção de produtos orgânicos a partir do babaçu. O político tucano lembrou que investimentos no setor do babaçu podem ser uma solução para as regiões pobres do Estado.

Planejamento

José Reinaldo pontuou a necessidade de planejamento estratégico para atrair ao Maranhão empresas dos mais diversos segmentos, como energia renovável e agronegócio. O ex-governador lembrou que não há até o momento no Maranhão incentivo fiscal para atrair empresas produtoras de energia renovável. E citou o Ceará como projeto bem-sucedido no campo da produção de energia eólica.

Zonas de Processamento de Exportação

Na entrevista também foi abordada questão das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), tema que é objeto de estudo encomendado pelo governo estadual. No Maranhão, a ZPE está localizada na Gleba Itaqui-Bacanga, parte oeste da Ilha de São Luís.

José Reinaldo citou o porto de Pecém, no Ceará, como exemplo exitoso de ZPE, onde são exportados produtos em sua maioria produzidos no estado. Ele abordou a necessidade de se trazer para o Maranhão o setor de cargas marítimas, uma vez que os portos locais estão entre os melhores do País, em especial por causa da profundidade, o que permite embarcações de grande calado.

 
Inteligência policial

Em relação à segurança pública, José Reinaldo entende que para enfrentar os criminosos, principalmente os que se dedicam à pistolagem e ao chamado “novo cangaço”, a ferramenta é conhecida, mas pouco utilizada, pelo menos no Maranhão: inteligência policial.

O ex-governador usou como exemplo o plano de tolerância zero adotado pela prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos. Além disso, lembrou da necessidade de participação do governo federal no combate a esses profissionais do crime, que transitam entre crimes de mando e assaltos cinematográficos a agências bancárias.

Questionado sobre a tentativa de homicídio de que foi alvo o empresário Weliton Rodrigues, de Cidelândia, o ex-governador classificou como inaceitável o fato de a delegacia responsável pelo caso não ter viatura nem investigadores, segundo relato da autoridade policial.

Meio Ambiente

Por outro lado, José Reinaldo frisou que a mineração ilegal levou à região elevado número de criminosos, muitos beneficiados com áreas e licenças para exploração mineral, sem qualquer tipo de pesquisa minerária ou respeito ao meio ambiente.

Garimpo ilegal

Sobre a ação doe garimpeiros ilegais, o ex-governador afirmou que nesses locais começa a ganhar corpo um “problema gigantesco” para o futuro do Brasil, já que o discurso do governo federal sobre combate ao desmatamento não condiz com a realidade.

Combate ao crime

José Reinaldo Tavares insistiu na tese de que o primeiro passo para combater a criminalidade é investir na inteligência policial.

Eleição presidencial

Sobre a corrida presidencial do próximo ano, que promete ser polarizada, José Reinaldo falou sobre o seu partido, o PSDB, e a anunciada saída de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo. Na opinião do ex-governador do Maranhão, a saída de Alckmin transformará o PSDB em um partido irreconhecível para suas principais lideranças, a chamada “velha guarda”. Sobre o escolhido pelo PSDB para concorrer à Presidência da República, José Reinaldo lembrou que Dória jamais visitou o estado do Maranhão, onde ele é desconhecido pela extensa maioria.

O ex-governador do Maranhão falou sobre a necessidade de o partido ter um programa social voltado para o Nordeste, assunto tratado tempos atrás com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Bolsonaro e os efeitos da crise

O ex-ocupante do Palácio dos Leões, sede do Executivo maranhense, minimizou a chance do presidente Jair Bolsonaro conquistar um novo mandato. José Reinaldo enfatizou que Bolsonaro enfrentará não apenas os adversários políticos, mas os efeitos colaterais da crise econômica, da inflação, da fome e da pandemia, mesmo com o “discurso bonito” do ministro Paulo Guedes.

Clique e confira a primeira parte da entrevista com o ex-governador José Reinaldo Tavares

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.