Entrevista com José Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão – Parte I

 
“Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou.” Essa frase do dramaturgo inglês William Shakespeare é a mais perfeita tradução de José Reinaldo Carneiro Tavares, ex-governador do Maranhão (2002-2007) e ex-ministro dos Transportes (1986-1990), durante o governo do conterrâneo José Sarney.

Do alto dos seus 82 anos (nasceu em 19 de março de 1939, em São Luís), José Reinaldo esbanja conhecimento, lucidez e visão estratégica para mudar a dura realidade do Maranhão, uma das mais pobres unidades da federação.

Engenheiro civil formado na Universidade Federal do Ceará, José Reinaldo recebeu o editor do UCHO.INFO para uma entrevista que abordou o atual cenário político do Maranhão e do Brasil, as eleições de 2022 e como virar a chave para que sua terra natal consiga de fato vencer a disparidade social, avançando na direção do desenvolvimento econômico.

Firme em sua fala e com invejável conhecimento do estado e dos caminhos a serem percorridos pelos próximos governantes, o ex-governador é filiado ao PSDB e tem a mesma visão acerca do partido que a deste portal de notícias, ou seja, o tucanato perdeu a essência socialdemocrata de seus primórdios.

Sobre a realidade política do Maranhão, já de olho nas disputas políticas do próximo ano, José Reinaldo disse que o governador Flávio Dino (PSB) soube interpretar as dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus e “atuou fortemente na área social”, com especial atenção para o programa “Restaurante Popular”.

José Reinaldo destacou que Dino foi célere no âmbito do “Restaurante Popular”, pois todas as unidades entraram em funcionamento dias após o anúncio de abertura de suas unidades. De acordo com o ex-governador, o referido programa social foi uma decisão acertada do atual chefe do Executivo maranhense, pois a população do estado “passa fome” e enfrenta “muitas dificuldades.

Ao destacar o “Restaurante Popular”, José Reinaldo ressaltou que apesar de grande parte da população local estar na fixa da pobreza, não se viu no Maranhão cenas registradas em diversos pontos do País, com pessoas “revirando o lixo para poder comer”. Segundo o ex-governador, a aprovação de Flávio Dino junto à população chegou próximo a 70%, “número assombroso” se considerada a tragédia social provocada pela pandemia.

José Reinaldo falou também sobre a lealdade política do atual vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que no primeiro mandato de Dino foi escolhido na esteira de alianças política, mas no segundo foi convidado pelo próprio governador para uma nova temporada no comando do Executivo maranhense. “Tem sido muito leal a ele (Dino), tem sido muito correto, ajuda na gestão”, afirmou o ex-governador ao mencionar Brandão.

 
Eleições 2022

A corrida ao Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, também foi tema da entrevista. Reinaldo falou sobre a importância do apoio do governador Flávio Dino para a consolidação da candidatura de Carlos Brandão, que concorrerá ao governo estadual em 2022.

“O apoio do Flávio é considerado muito importante”, enfatizou José Reinaldo, que lembrou ser Brandão “um candidato estruturado e muito forte”. Além disso, o atual vice assumirá o governo do Maranhão em 2 de abril do próximo ano, data limite para Dino, que concorrerá ao Senado Federal, se desincompatibilizar do cargo.

O ex-governador tucano acredita que muitas das pré-candidaturas ao governo do Maranhão que estão postas devem desaparecer com o passar dos meses, fortalecendo o caminho de Brandão, que, segundo Tavares, não é pessoa conhecida em certos nichos da população, mas sua experiência política compensa esse detalhe – Brandão foi por duas vezes deputado federal. O ex-governador do Estado acredita que Brandão saberá criar uma agenda política que permitirá maior identificação com os maranhenses.

Crise social e Educação

O ex-governador citou o economista James Heckman, prêmio Nobel de Economia, que classifica como o melhor de todos os investimento o feito na chamada primeira infância. “O melhor investimento que pode ser feito, em qualquer governo, é o investimento na criança de zero a seis anos”, destacou José Reinaldo, para quem a pobreza no Maranhão precisa ser combatida com determinação e firmeza, principalmente com prioridade no campo da educação.

Economia

O ex-governador José Reinaldo aposta na possibilidade de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão em dez anos, a partir das riquezas e oportunidades latentes no Estado e com o entrosamento do governo com o setor industrial e o universo acadêmico.

Segurança pública e problemas sociais

Sobre a segurança pública no Estado, José Reinaldo mais uma vez citou o Nobel de Economia, enfatizando que o investimento na primeira infância evita que crianças migrem para o mundo da violência. O ex-governador lembrou que os programas sociais criados pelo governo de Flávio Dino, com previsão orçamentária, serão mantidos. Além disso, mencionou bem-sucedidos programas de geração de renda adotados na China.

Infraestrutura e negócios

Ao falar sobre as muitas oportunidades de negócios existentes no Maranhão, José Reinaldo deu destaque para o chamado “Arco Norte”, onde é produzida a maior parte (60%) dos grãos no País, sendo que apenas 28% da produção são exportados a partir de portos existentes no Estado, o que, segundo o ex-governador, é um contrassenso econômico.

O ex-chefe do Executivo maranhense acredita também e principalmente no setor de infraestrutura para alavancar a economia do Maranhão, com destaque para os portos e a conclusão da ferrovia Norte-Sul, que deve acontecer no próximo ano. Com essas obras de infraestrutura, o volume de exportação a partir dos portos maranhenses passará de 20 milhões de toneladas para 80 milhões.

Clique e confira a segunda parte da entrevista com o ex-governador José Reinaldo Tavares

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.