Datafolha mostra que Lula lidera com folga, seguido por Bolsonaro, Moro, Ciro Gomes e João Dória

 
Pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial de 2022, divulgada nesta quinta-feira (16), mostra o ex-presidente Lula com larga vantagem em relação ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar. No “pelotão” de trás aparecem emboladas as candidaturas da chamada terceira: Sérgio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Dória Júnior (PSDB).

No cenário A, para o primeiro turno da disputa presidencial, de acordo com o Datafolha, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro, 9% de Moro, 7% de Ciro Gomes e 4% de Dória. Entre os entrevistados pelo instituto de pesquisa, 8% declararam voto nulo ou branco, enquanto 2% não souberam responder.

No cenário B, o pelotão inicial permanece inalterável: Lula tem 47%, Bolsonaro, 21%. No segundo bloco aparecem Moro com 9%, Ciro com 7% e Dória com 3%. Declararam voto nulo ou branco 8% dos entrevistados pelo Datafolha, ao passo que 2% não responderam.

 
Na sequência surgem os demais pré-candidatos: Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%, e sem pontuar Alessandro Vieira (Cidadania), Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo).

Em ambos os cenários, como é possível constatar, Lula venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Isso porque o índice de intenção de voto do petista é maior que a soma dos percentuais dos demais presidenciáveis.

Outro ponto da pesquisa Datafolha que precisa ser destacado é a dificuldade de consolidação de uma candidatura da chamada terceira via. A soma dos índices de Moro, Ciro e Dória é menor do que o de Bolsonaro, em ambos os cenários.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.