Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua e mantém desfiles no Sambódromo do Anhembi

 
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quinta-feira (6) o cancelamento do carnaval de rua em 2022 por causa do avanço da Covid-19 na cidade, decorrente do surgimento da variante ômicron do novo coronavírus, que tem maior poder de infecção que as cepas anteriores.

Apesar do cancelamento, a Prefeitura manteve os desfiles das escolas de samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, marcados para os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Contudo, a realização dos desfiles está condicionada à aceitação dos protocolos sanitários por parte da Liga Independente das Escolas de Samba.

“Por conta da situação epidemiológica está cancelado o Carnaval de Rua de SP. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos”, disse Ricardo Nunes.

A decisão é semelhante à anunciada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que manteve os desfiles na Avenida Marquês de Sapucaí, mas cancelou a apresentação dos blocos de rua na capital fluminense.

 
O cancelamento doo carnaval de rua em São Paulo já era esperado, pois diversos blocos anunciaram na quarta-feira (5) que não participariam do evento por causa do expressivo aumento do número de casos de Covid-19 e da gripe H3N2.

O anúncio feito pelo prefeito da maior cidade brasileira aconteceu após reunião com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apresentaram estudo sobre o comportamento da Covid-19 na cidade nos últimos meses. O cancelamento da festa de réveillon na Avenida Paulista também foi sugerido pelas autoridades de saúde e acatado por Ricardo Nunes.

Sob o argumento de que o carnaval de rua é importante econômica e financeiramente para a capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes ainda tinha a expectativa de manter o festejo, mas restou acompanhar a decisão de 669 blocos de não participar do evento.

O cancelamento do carnaval de rua nas principais capitais do País tornou-se inevitável depois dos resultados das festas de confraternização no final do ano e dos cruzeiros marítimos, que produziram grande número de infectados pelo vírus SARS-CoV-2.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.