Morre em Roma, aos 90 anos, a atriz Monica Vitti, musa do cineasta Michelangelo Antonioni

 
A atriz Monica Vitti, uma das deusas do cinema italiano e musa de Michelangelo Antonioni e Mario Monicelli, morreu nesta quarta-feira (2), aos 90 anos, em Roma. A morte da atriz foi anunciada pelo político Walter Voltroni, ex-porta-voz de Roberto Russo e companheiro de Vitti durante 40 anos.

O ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini afirmou: “Hoje é um dia realmente triste, desapareceu uma grande artista e uma grande italiana.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, disse que o país perde “uma atriz de grande ironia e talento extraordinário”, que “conquistou ao longo de gerações os italianos com a sua sagacidade, talento e beleza”. “Ela fez brilhar o cinema italiano em todo o mundo”, acrescentou Draghi.

Ex-presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob usou sua conta no Twitter para homenagear Vitti: “Sublime, ela interpretou o vizinho do lado com a classe de uma deusa e a rainha com a simplicidade do vizinho do lado”.

 
Vitti foi a musa na chamada “Trilogia da Incomunicação” de Antonioni com os filmes “L’Avventura” (1960) – estreou em Cannes – , “La notte” (1961) e “L’eclisse” (1962). Também divertiu o público com filmes como “La Femme Écarlate” (1969), “O Cinto de Castidade”, (1969), “Pato Com Laranja”, (1975) e “Com Elas Todo o Cuidado é Pouco”, (1979). Em 1989, produziu, protagonizou e realizou “Scandalo Segreto”, que viria a ser o seu derradeiro título cinematográfico.

Nascida Maria Luisa Ceciarelli, em Roma, a 3 de novembro de 1931, a atriz formou-se na Academia Nacional de Arte Dramática em 1953 e foi referência importante para todas as atrizes que a sucederam, protagonizando numerosas de personagens femininas do cinema italiano, como a burguesa, a neurótica e a aflita pela incomunicabilidade dos filmes de Antonioni, mas também a “romana”, apaixonada pela vida e com alegria contagiante, nos filmes que a viram como um casal de cinema com Alberto Sordi.

Nos últimos anos, devido a uma doença degenerativa, Vitti manteve a privacidade, mas não deixou de cultivar sua forte ligação com o mundo do cinema, que celebrou o seu 90º aniversário em novembro passado com exposições fotográficas e críticas dos seus mais de cinquenta filmes.

Dona de carreira extraordinária, Monica Vitti ganhou todos os grandes prêmios do cinema italiano, assim como um Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza, um Urso de Prata no Festival de Berlim e uma Concha de Prata em San Sebastián. (Com Euronews)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.