Chalaça pandêmica

(*) Gisele Leite

É um verdadeiro absurdo que as diretrizes traçadas pelo governo federal brasileiro ignoram o quão inoperante, quiçá impossível cumprir todas as diretrizes e realmente prover um seguro retorno às aulas presenciais do Ensino Básico.

Ademais, sem reforços em recursos humanos, ou seja, de profissionais da educação, as medidas sanitárias indispensáveis para evitar a disseminação virótica, não serão cumpridas adequadamente. O que poderá comprometer uma geração inteira de pessoas e, comprometer o já tão sombrio futuro do país.

Há escolas públicas que sequer possuem saneamento básico, falta água, falta papel higiênico nos banheiros. Quando também não faltam professores e melhores estruturas para a escola cumprir sua nobre missão de prover a educação.

Aliás, as Portarias Interministeriais do atual governo brasileiro são mesmo exemplares chalaças, caçoadas grosseiras e de mau gosto.

Eis um rol meramente exemplificativo das orientações e protocolos para a volta às aulas presenciais, a saber:

. Deve ser mantida quantidade suficiente de máscaras para as trocas durante o período de permanência na escola, considerando o período máximo de uso de 3 (três) horas para máscara de tecido e 4 horas para máscara cirúrgica, ou trocas sempre que estiverem úmidas ou sujas;

. Evitar o uso de áreas comuns, como bibliotecas, parquinhos, pátios e quadras. No caso da prática de atividade física, optar sempre que possível por atividades individuais e ao ar livre;

. Evitar ao máximo uso de materiais coletivos e o compartilhamento de materiais;

. Fazer uso de máscaras, inclusive durante a atividade física;

. Evitar atividades em grupo, programas após a escola e grandes eventos;

. Realizar as refeições nas salas de aula em vez de utilizar o refeitório;

. Suspender o uso de armários compartilhados;

. Evitar a entrada de voluntários, convidados externos e pais/responsáveis na escola;

. Orientar que os estudantes levem suas garrafas de água, evitando a utilização de bebedouros coletivos e o compartilhamento de garrafas;

. Intensificar a frequência de limpeza e desinfecção para minimizar o potencial de exposição a gotículas respiratórias.

Segundo o Ministério da Saúde, que sofreu recente “apagão” de dados por hackers, já enviou doses suficientes para a vacinação contra a Covid-19 para imunizar, com pelos menos a primeira dose, cem por cento dos trabalhadores da educação do Ensino Básico e Ensino Superior e dos Estados e do Distrito Federal.

A Nota de Esclarecimento do CNE – Conselho Nacional de Educação formalizada em 27.01.2022, conforme o fluxo do calendário escolar do ano de 2022, em todos os níveis de ensino, em virtude de ações preventivas ao aceleramento rápido da nova onda de contágio, vem a público elucidar aos sistemas e às redes de ensino, bem como às instituições públicas e particulares, de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

Enfim, tem momentos que melhor rir das ironias administrativas do que chorar de raiva. A falta de governabilidade adequada, a crise econômica embalada pela crise sanitária e, complementada pela crise política traduz um cenário que nem Dante em seus noves círculos descritos.

O Inferno conforme descrito por Dante na sua Divina Comédia, no século XIV, ficou profundamente marcado na cultura popular, e auxiliou a criar a visão de um inferno relacionado à paixão, desejo, pecado e condenação.

Enfim, a arte imita a vida e a história repete seus ciclos.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.