“Não temos medo de ninguém”, diz presidente da Ucrânia em pronunciamento

 
Nas primeiras horas desta terça-feira (22), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um forte e corajoso pronunciamento à nação e acusou a Rússia de arruinar os esforços de paz direcionados para solucionar o conflito no Leste do país e rejeitou fazer qualquer concessão de seu território.

Horas após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, Zelensky se reuniu com o Conselho de Segurança de seu governo e fez uma forte defesa da soberania do país.

No pronunciamento, ele afirmou que seu governo tinha a intenção de resolver o conflito através da diplomacia, mas que o país está pronto para se defender, se necessário.

“Estamos comprometidos com o caminho pacífico e diplomático, o qual seguiremos”, disse o presidente. “Mas, estamos em nossa própria terra; não temos medo de nada nem de ninguém, não devemos nada a ninguém, e não cederemos nada a quem quer que seja.”

“O reconhecimento da independência das regiões ocupadas em Donetsk e Lugansk pode constituir uma retirada unilateral dos acordos de Minsk”, declarou, se referindo ao processo de paz iniciado em 2015, mediado por Alemanha e França, que busca uma resolução pacífica para o conflito.

 
Matérias relacionadas
. Vladimir Putin está disposto a reconhecer repúblicas separatistas na Ucrânia
. Putin envia “tropas de paz” (sic) para repúblicas separatistas no Leste da Ucrânia

Frustração com o Ocidente

O governo ucraniano vinha expressando frustração com a recusa do Ocidente em impor sanções preventivas, depois de a Rússia acumular mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas.

“Aguardamos ações de apoio claras e efetivas por parte de nossos parceiros”, disse Zelensky. “Será muito importante vermos quem são nossos verdadeiros amigos e parceiros, e quem continuará a assustar a Federação Russa apenas com palavras.”

O presidente assegurou que Kiev não reagirá a provocações e afirmou que o único sonho de seu país é a “paz na Ucrânia”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.