Biden pede que Vladimir Putin seja julgado por crimes de guerra

 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta segunda-feira (4) que o presidente russo, Vladimir Putin, seja julgado por crimes de guerra.

A declaração foi feita após a repercussão das imagens que mostram cadáveres de civis espalhados pelas ruas e em valas comuns na cidade de Butcha. “Vocês viram o que aconteceu em Butcha. É ultrajante”, afirmou, acrescentando que Putin “é um criminoso de guerra”.

“Temos que obter todos os detalhes para que haja um julgamento por crimes de guerra”, disse Biden. “Esse cara é brutal e o que está acontecendo em Butcha é ultrajante”, acrescentou o presidente americano, enfatizando que Putin “deveria ser responsabilizado” pelo que aconteceu.

“Temos de continuar a fornecer armas à Ucrânia para que o país possa seguir lutando. E temos de reunir todos os detalhes para que isso seja efetivo: um julgamento por crimes de guerra”, disse Biden.

A declaração de Biden à imprensa também ocorreu depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou Butcha, nos arredores de Kiev, nesta segunda-feira.

Os relatos de que o exército russo promoveu assassinatos sumários e fez uso de violência sexual contra mulheres foram divulgados no final de semana.

Jornalistas de diversos países e veículos independentes observaram dezenas de corpos espalhados pelas ruas de Butcha e ouviram testemunhas na área. Organizações como a Human Rights Watch também listaram evidências de crimes de guerra na região.

De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, 410 corpos foram removidos de áreas e cidades próximas à capital Kiev, recentemente retomadas pelo exército ucraniano.

Zelensky classificou os atos como “genocídio” e apelou por mais sanções contra a Rússia.

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse que seu país anunciará novas sanções à Rússia ainda nesta semana. Sullivan também confirmou que os americanos repassarão mais apoio militar à Ucrânia nos próximos dias.

 
Matérias relacionadas
. Zelensky convida Angela Merkel e Nicolas Sarkozy para visitarem a cidade de Butcha, palco de genocídio
. Líderes globais condenam atrocidades cometidas por militares russos nos arredores de Kiev

EUA não veem genocídio

Sobre os relatos de atrocidades cometidas contra civis no município de Butcha, Sullivan foi taxativo: “Não acreditamos que isso seja apenas um acidente aleatório ou um ato ilícito de um indivíduo em particular. Acreditamos que isso faz parte do plano”, declarou.

No entanto, o governo americano evitou falar em genocídio: “Temos visto atrocidades, temos visto crimes de guerra, mas não temos visto uma privação sistemática da vida do povo ucraniano ao ponto de chamar isso de genocídio”, disse Sullivan.

A ONG de direitos humanos Human Rights Watch descreveu o episódio como “aparentes crimes de guerra”, incluindo execuções sumárias, com base em testemunhos, mas disse que ainda é “muito cedo” para classificar os massacres como genocídio, à medida que aumentam os pedidos de investigação oficial sobre o que aconteceu na cidade.

Ainda nesta segunda-feira, o governo dos EUA reiterou que a Rússia está mudando o foco da guerra, deixando o norte da Ucrânia para concentrar suas forças no sul e no leste do país. Um dos motivos seria o sucesso obtido pelas forças de defesa ucranianas, apoiadas pelo Ocidente.

Contradições de Moscou

No Twitter, o ministro do Exterior da Ucrânia, Dmytro Kuleba, comentou que há outras áreas do país que precisam ser investigadas e citou Mariupol como exemplo: “Posso dizer sem exageros, mas sim com grande pesar, que a situação em Mariupol é muito pior se comparado ao que vimos em Butcha e em outras cidades, localidades e vilas perto de Kiev”.

Já as autoridades russas alegaram que as imagens de Butcha são “encenadas” ou que as tropas foram “provocadas” por “extremistas”, mas não forneceram evidências para tais alegações. Moscou solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para tratar das acusações de crimes de guerra.

O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, conceituou as cenas de Butcha como uma “provocação gerenciada”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as imagens continham “sinais de falsificação”. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.