PSDB, MDB e Cidadania decidem rifar Dória e indicam Simone Tebet como candidata da “terceira via”

 
Depois do clima de incerteza que perdurou nas últimas 24 horas, PSDB, MDB e Cidadania decidiram, nesta quarta-feira (18), bater o martelo e indicar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata única da terceira via à Presidência da República. A decisão, tomada pelos presidentes das três legendas, ainda depende da aprovação das respectivas Executivas nacionais, que devem se reunir na próxima terça-feira (24), mas indica que o ex-governador João Doria, que venceu as prévias do PSDB, foi rifado.

Como vinha afirmando o UCHO.INFO, a rejeição ao nome de Dória é muito alta e ele enfrentava rejeição na cúpula do tucanato. A grande questão reside na promessa de o ex-governador de São Paulo levar o caso à Justiça Eleitoral (TSE), dificultando ainda mais a consolidação da terceira via.

“Até terça-feira que vem fica pública uma posição apresentada aos três partidos. Vamos aguardar para ver se os três partidos confirmam essa posição”, disse o presidente do PSDB, Bruno Araújo, ao deixar a reunião. “A partir daí, inicia-se um processo entre os dois candidatos postos no qual poderemos passar para a fase seguinte de começar a construir de forma sólida essa aliança, construindo aspectos regionais e demandas que possam fortalecer essa candidatura presidencial”, completou.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse: “Temos consenso entre nós. Vamos ter que colocar para o partido para poder dizer esse candidato que vocês chamam de terceira via”.

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, afirmou ser importante uma alternativa a Lula e Bolsonaro e que um projeto de país deve estar centrado na solução dos problemas da população.

“A sensação da população é que essa polarização prejudica os brasileiros. Esse é um dado extremamente relevante para a construção de uma alternativa mais equilibrada, moderada, que busque responder aos problemas reais dos brasileiros e não uma briga pela briga”, afirmou Baleia.

 
Matérias relacionadas
. Dória é responsável pelo réquiem que embala o sepultamento do PSDB, que já foi um partido importante
. Decisão sobre o impasse entre Dória e o PSDB fica para a próxima semana; “terceira via” terá de esperar

Cenário embaralhado

Nos bastidores, o presidente do PSDB afirmou que a candidatura de Dória é inviável e atrapalha a tentativa de reeleição do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Além disso, muitos candidatos tucanos em vários estados se recusam a dividir palanque com Dória por causa do seu elevado índice de rejeição.

Integrantes da Executiva do PSDB pretendem se reunir com João Dória antes de terça-feira e tentar convencê-lo a desistir da candidatura à Presidência da República. O encontro ainda não tem data e local definidos, mas aliados do ex-governador defendem que a reunião ocorra em São Paulo.

No caso de o nome de Simone Tebet ser confirmado até terça-feira, um novo problema estará sobre a mesa para ser resolvido. Uma ala do MDB, em especial a do Nordeste, está propensa a apoiar o ex-presidente Lula, enquanto outra inclina-se para o lado de Jair Bolsonaro. Esse pêndulo eleitoral será um entrave para a candidatura de Simone Tebet.

No contraponto, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), poderá fazer dupla com Tebet, já que ele já admitiu a possibilidade de ser candidato a vice em chapa encabeçada pela emedebista.