Atirador mata 18 alunos e um professor em escola no Texas

 
Pelo menos 19 pessoas foram assassinadas nesta terça-feira (25) durante ataque armado em uma escola primária no estado norte-americano do Texas. A maioria das vítimas tinha de 7 a 11 anos.

O agressor “atirou e matou, de forma horrível e incompreensível, 14 alunos e matou um professor”, disse o governador do Texas, Greg Abbott, em uma entrevista coletiva. No momento em que o governador texano falou com os jornalistas, o número de vítimas ainda estava sob atualização.

Abbott disse que o suspeito, identificado como Salvador Romas, também tinha morrido, e que “acredita-se que os oficiais que reagiram o mataram”.

Mais tarde, o senador texano Roland Gutierrez disse em entrevista que mais quatro crianças morreram no ataque, elevando a cifra para 18. Além disso, o parlamentar afirmou que o total de adultos mortos chegou a três. Não está claro se o criminoso, morto no local, faz parte desta contagem.

O presidente americano, Joe Biden, que estava retornando de uma viagem à Ásia, foi informado sobre o tiroteio e “continuará a ser informado regularmente à medida que informações fiquem disponíveis”, disse a Casa Branca.

“Suas orações estão com as famílias impactadas por este terrível evento, e ele falará esta noite quando voltar à Casa Branca”, disse Karine Jean-Pierre, a assessora de imprensa da Casa Branca.

 
O que se sabe sobre o tiroteio

O tiroteio ocorreu na pequena cidade de Uvalde, que tem 15 mil habitantes. Ainda não há informações sobre o exato número de feridos.

Um hospital havia informado anteriormente a morte de duas pessoas após o tiroteio. O Hospital Memorial Uvalde informou ter recebido 13 crianças para tratamento, sem esclarecer o estado de saúde das vítimas ou se os mortos foram incluídos na contagem.

Surto de violência armada

O tiroteio desta terça-feira ocorreu menos de duas semanas depois que um atirador branco matou dez negros em um supermercado na cidade de Buffalo, a segunda maior do estado de Nova York. O presidente Joe Biden definiu o ataque em Buffalo como um ataque terrorista.

Os Estados Unidos têm sofrido repetidos tiroteios em massa e violência armada. De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foram registrados 19.350 homicídios com armas de fogo em 2020, um aumento de quase 35% em comparação com o ano anterior.

Ainda assim, regras mais duras para controlar o acesso a armas fogo de não conseguiram ser aprovadas no Congresso dos EUA, onde é forte o lobby das indústrias do setor, representadas no Legislativo principalmente pela Associação Nacional de Rifles da América (National Rifle Association of America, ou NRA). (Com agências internacionais)