Presidente da Polônia compara Putin a Adolf Hitler

 
O presidente polonês, Andrzej Duda, criticou nesta quinta-feira (9) os líderes da Alemanha e da França por seus contatos telefônicos constantes com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo o político nacionalista polonês, a atitude seria equivalente a manter uma linha direta com o ditador nazista Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista publicada pelo jornal alemão “Bild”, Duda questiona se o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, pensam que podem tirar de proveito dessas ligações, enquanto a Rússia continua bombardeando alvos civis na Ucrânia.

“Alguém falou assim com Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial?”, questionou Duda. “Alguém lhe disse que se tinha de salvar a sua face? Que as coisas tinham que ser feitas de forma a não humilhar Adolf Hitler?”, acrescentou o presidente polonês, destacando que “todos sabiam que era preciso” derrotar Hitler.

O presidente polonês descreveu as conversas como “uma espécie de legitimação de uma pessoa responsável por crimes perpetrados pelo exército russo na Ucrânia” e afirmou que não havia evidências de que os telefonas estivessem dando algum resultado.

Telefonemas pedidos por Zelensky

Há uma semana, Macron chamou a atenção internacional e atraiu críticas quando disse, em entrevista, que tais ligações eram necessárias para evitar que Moscou fosse “humilhada” e, desta forma, preservar a chance de uma solução diplomática para o conflito.

Na mesma entrevista, Macron afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu para que que ele continuasse ligando para Putin. O líder francês também instou Putin a libertar prisioneiros, incluindo civis, segundo o Palácio do Eliseu.

Há anos, as tensões são latentes entre a Polônia e as duas potências ocidentais da UE, que divergem amplamente em questões como migração e ações do governo polonês para minar a independência do Judiciário no país do Leste europeu.

 
Polônia diz não ter recebido tanques

Duda também reclamou do que chamou de hesitação da Alemanha em enviar armas pesadas à Ucrânia e acusou Berlim de não enviar à Polônia os tanques de substituição que havia prometido.

“Até onde sei, não recebemos nada”, disse Duda ao Bild. “Nós demos nossos tanques e, agora, não temos nada para substituí-los”.

O presidente polonês, no entanto, não mencionou na entrevista que a Alemanha havia avisado que os tanques poderiam levar algum tempo até estarem prontos para serem enviados.

Críticas a Merkel

Questionado sobre a conduta da ex-chanceler federal da Alemanha Angela Merkel em relação à Rússia nos últimos anos, Duda disse que “julgar suas ações faz parte do domínio dos historiadores”. Nesta semana, Merkel concedeu sua primeira entrevista após deixar o governo e defendeu as ações do seu governo em negar a entrada da Ucrânia na Otan.

Duda ressaltou que, ao longo de seu governo, pediu repetidamente à Alemanha que parasse com a construção do gasoduto Nord Stream 2 (que liga a Rússia diretamente à Alemanha, contornando a Polônia), mas sem sucesso.

“Apelamos para parar os investimentos. Tentamos dizer a ela [Merkel] que era uma estratégia imperial russa, e a arma usada era o gás. Era sobre dominar a Europa. O fato de a construção do Nord Stream 2 ter acontecido é uma grande decepção política”, destacou.

Duda também criticou as empresas alemãs, dizendo que para parte delas “o que acontece com a Ucrânia ou a Polônia” não preocupa, especialmente para aquelas que ainda mantêm negócios com Moscou.

“Talvez parte das empresas alemãs não acreditem que o exército russo possa celebrar novamente uma grande vitória em Berlim [como aconteceu ao fim da Segunda Guerra Mundial] e ocupar uma parte da Alemanha. Nós, na Polônia, sabemos que isso é possível”, afirmou Duda. (Com Deutsche Welle e agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.