Bolsonaro quis saber quem pagou advogado de Adélio Bispo. Quem custeia o advogado de Milton Ribeiro?

 
Desde a primeira edição do UCHO.INFO (são mais de 5 mil) temos insistido no fato de que o cidadão deve se interessar por questões políticas, terreno que no Brasil se transformou em um balcão de negócios aviltante e criminoso.

Sabem os leitores que não temos preferências ideológicas nem político de estimação, assim como não fazemos jornalismo de encomenda, por isso nos sentimos à vontade para criticar todos os atores da política nacional e a avalanche de incoerência que varre o País.

Em artigo publicado na edição de quinta-feira (7) demos destaque à divulgação do conteúdo da delação premiada de Marcos Valério, operador do caixa do Mensalão que sugeriu conexão entre o Partido dos Trabalhadores e a facção criminosa PCC.

No texto não apenas afirmamos que a declaração de Valério é falaciosa, como oportunista e criminosa é a decisão de trazer o assunto à baila faltando menos de três meses para a corrida presidencial, na qual o golpista Jair Bolsonaro permanece em segundo lugar, atrás do ex-presidente Lula.

Na matéria citamos o castelo de areia que o bolsonarismo criou a partir do ataque a faca perpetrado por Adélio Bispo contra Bolsonaro, em 6 de setembro de 2018, episódio que ajudou na eleição do golpista adorador de torturadores.

A turba bolsonarista aproveitou a enchança para afirmar que o crime fora encomendado por algum partido de esquerda. Inicialmente, o PSOL foi acusado de ter patrocinado Adélio Bispo, afirmação torpe que desmoronou na esteira da ausência de provas.

 
No Brasil, a Constituição garante ao cidadão o direito à ampla defesa e ao devido processo legal, direito esse que também contempla Adélio Bispo, à época defendido pelo advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior.

No rastro da torpeza que embala o bolsonarismo, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) autorizou, em 3 de novembro de 2021, a quebra do sigilo bancário de Zanone de Oliveira Júnior, como se a legislação vigente permitisse tamanho absurdo. Não havendo a devida fundamentação que colocasse Zanone como suspeito, a decisão judicial foi criminosa.

A questão é que Bolsonaro e sua turba não aceitam o contraditório, assim como rechaçam a possibilidade de alguém com problemas mentais, como já comprovado, ter garantido o direito à ampla defesa. Não importa se o advogado atuou em favor de Adélio custeado por terceiros ou de forma gratuita, pois a garantia constitucional precisa ser respeitada.

Matéria relacionada
. Marcos Valério mentiu ao sugerir ligação do PT com o PCC; Câmara deveria ouvir Queiroz e os milicianos do RJ

Passando a sacolinha

No contraponto dessa sanha bolsonarista surge mais uma chuva de incoerência. Ex-ministro da Educação e acusado de participar de esquema de corrupção envolvendo recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Milton Ribeiro entregou sua defesa para o criminalista Daniel Bialski, que recentemente defendeu a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Pelo que se sabe, Ribeiro, acusado juntamente com os pastores evangélicos Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura, não é dono de cornucópia com fôlego para custear os serviços de um criminalista que é conhecido por defender traficantes e policiais corruptos. Reforçamos que todos, sem distinção, têm direito à ampla defesa, inclusive ex-ministros, narcotraficantes e policiais corruptos.

Defender envolvidos em escândalos de corrupção nem sempre é tarefa fácil, o que explica, mas não justifica, a cobrança de honorários estratosféricos, normalmente na casa dos sete dígitos. Nesse cenário, o advogado é terceiro de boa-fé, cabendo a Milton Ribeiro provar a boa origem do dinheiro utilizado para pagar o defensor. Em tempos de crise, honorários de milhões de reais causam espécie.

Apesar de contar com os serviços de um advogado experiente no campo do Direito Penal, o ex-ministro Milton Ribeiro tem demonstrado medo em relação ao desfecho do caso. Deve ter aprendido enquanto esteve à frente da Educação que em nome do poder e para salvar um mandato – ou garantir a reeleição – tudo é possível, inclusive jogar os aliados na jaula dos leões.

 
Guerra nos bastidores

Informações obtidas pelo UCHO.INFO mostram que é grande a preocupação dos palacianos com a possibilidade de o escândalo do “gabinete dos pastores” sair do controle. Como afirmamos em matéria anterior, Milton Ribeiro teria cogitado eventual acordo de colaboração premiada. Foi convencido a abandonar a ideia depois de inexplicável e repentina viagem a Brasília.

Ribeiro estaria disposto a deixar a responsabilidade pelo escândalo aos pastores que cobravam propina para liberar verbas do FNDE a prefeituras Brasil afora. Arilton Moura disse, logo após ser preso no Pará, que caso o escândalo alcançasse seus familiares não pensaria duas vezes antes de “destruir todo mundo”.

Um dos pastores envolvidos no esquema – são mais de 10 – tem gravadas muitas das negociações para liberação de verbas do FNDE, ou seja, o arsenal para eventual reação ou até mesmo delação está pronto para ser usado. E se isso acontecer, o estrago será enorme.

Bolsonaro, por sua vez, tenta escapar do imbróglio, por essa razão vem atuando nos subterrâneos do poder para evitar novos desdobramentos que o caso não tenha desdobramentos. A situação do presidente da República tornou-se insustentável depois que o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou, nesta sexta-feira (8), e-mail enviado pela Presidência da República ao Ministério da Educação solicitando que o pastor Arilton Moura fosse atendido em suas demandas.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.