Datafolha: Lula lidera com 18 pontos à frente de Bolsonaro; petista pode vencer no 1º turno

 
Nova pesquisa Datafolha divulgada na noite deste quinta-feira (28) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de votos na corrida ao Palácio do Planalto, 18 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 29%.

Em relação à pesquisa Datafolha anterior, publicada em 23 de junho, Bolsonaro subiu um ponto, enquanto Lula permaneceu com o mesmo percentual.

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 municípios nesta quarta e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em terceiro lugar, aparece o ex-governador de Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%, mesmo patamar da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tem 2%, e André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1% cada. Votos em branco e nulos somam 6% e não sabem/não opinaram, 3%.

A pesquisa foi a primeira após o lançamento oficial das principais candidaturas e também a primeira após o Congresso aprovar um grande pacote de auxílios sociais, que ainda parece não ter se refletido positivamente para Bolsonaro.

 
Lula lidera entre os mais pobres, Bolsonaro, entre os mais ricos

O ex-presidente petista segue o mais popular entre os que ganham até dois salários mínimos (54% das intenções de voto). Já Bolsonaro vence entre quem ganha de cinco a dez salários (44% dos votos).

Bolsonaro teve uma subida de seis pontos percentuais entre o eleitorado feminino, somando agora 27%, ante os 46% de Lula. O ex-presidente, por outro lado, aumentou em quatro pontos a vantagem entre o eleitorado masculino, ficando agora 48% das intenções de voto, frente a 32% de Bolsonaro.

Na região Norte, os dois principais candidatos aparecem praticamente empatados: 41% para Lula e 39% para Bolsonaro. O ex-presidente lidera no Sudeste (43% a 28%) e no Nordeste (59% a 24%). O Datafolha ainda não divulgou os resultados nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Apesar do escândalo do criminoso “gabinete dos pastores”, que funcionava no Ministério da Educação, Bolsonaro ampliou a vantagem entre o eleitorado evangélico, aparecendo agora com 43% (antes tinha 40%). Neste recorte, Lula caiu de 35% para 33%.

Votos válidos

De acordo com o levantamento, o petista tem 51,6% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro, seu principal adversário, 31,8%. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, marca 8,8% das intenções nesse cenário. Nesse cenário, se a eleição fosse hoje, Lula venceria a disputa no primeiro turno.

O cálculo desconsidera as intenções de voto nulo e em branco, assim como aqueles que não responderam ao questionário, ou seja, são consideradas apenas as respostas de quem escolheu um candidato, tal como acontece nas eleições. A vantagem do petista em relação à soma dos concorrentes está dentro da margem de erro do levantamento.

 
Na pesquisa anterior, divulgada em junho, Lula também vencia no primeiro turno com 53% dos votos válidos, contra 47% da soma dos adversários. O levantamento de maio mostrou vantagem semelhante.

Enquanto o núcleo duro da campanha de Bolsonaro tenta administrar os reveses dos últimos dias, mudar o quadro apontado pela pesquisa Datafolha não será tarefa fácil.

Ex-diretor do Datafolha, Mauro Paulino afirma que “o eleitor está, de fato, extremamente decidido”. Tal avaliação permite concluir que o radicalismo aumentará na campanha de Jair Bolsonaro, que continua ameaçando a democracia com discursos golpistas.

Pesquisa espontânea

O Datafolha também divulgou número da pesquisa espontânea, quando opções de voto não são apresentadas aos entrevistados.

O ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 38% das intenções de voto, um ponto a mais do que no último levantamento. Bolsonaro tem 26%, um ponto a menos que na pesquisa anterior.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula venceria com 55% dos votos, contra 35% de Bolsonaro. Entre os entrevistados, 7% disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos e 2% se mostram indecisos. No levantamento anterior, de junho, Lula venceria por 57% a 34%.

Em um cenário entre Lula e Ciro, o ex-presidente venceria por 52% a 33%, com 14% de votos nulos ou brancos e 2% de indecisos.

Em uma disputa com Bolsonaro, Ciro venceria com 51% dos votos contra 38% do atual presidente. Brancos e nulos somariam 10% e indecisos, 2%.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.