André Janones desiste de candidatura ao Palácio do Planalto para apoiar o ex-presidente Lula

 
O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou nesta quinta-feira (4) que desistiu de concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro para apoiar a campanha do ex-presidente Lula. Janones tinha 1% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha, realizada no final de julho.

O parlamentar mineiro anunciou a adesão à candidatura de Lula durante transmissão ao vivo pela internet, ao lado do petista, que busca apoios e tenta reduzir o número de candidatos para tentar aumentar a chance de eventual vitória no primeiro turno. De acordo com a última pesquisa Datafolha, Lula tinha 52% das intenções de voto válidos, no limite da margem de erro para vencer no primeiro turno.

Advogado, Janones tem 38 anos e era filiado ao PT até 2015. Em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, ele usou as redes sociais para participar dos debates e defender a categoria, o que permitiu construiu ampla base de seguidores. Ele tem 8 milhões de seguidores no Facebook, atrás do presidente Jair Bolsonaro, que tem 14 milhões, e à frente de Lula, que tem 5 milhões.

“A partir desse momento, [a candidatura] está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, afirmou Janones nesta quinta-feira. O Avante ainda não decidiu se irá se juntar à coligação da candidatura de Lula, que conta também com PSB, PCdoB, PC, PSOL, Rede e Solidariedade.

 
Aproximação com Lula

Janones já vinha dando sinais de que poderia apoiar Lula. Na última semana, ele escreveu no Twitter: “Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente para conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito”.

Lula, então, respondeu: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar.”

André Janones disse que poderia apoiar o petista caso ele incorporasse em seu programa de governo algumas de suas sugestões, como tornar o auxílio mensal de R$ 600 uma política permanente e destinar mais recursos para o tratamento de saúde mental pelo SUS. Não foram divulgados detalhes de quais propostas teriam sido incorporadas pelo petista.

Na reunião com Lula, nesta quinta-feira, foi combinado que Janones integrará o núcleo de redes sociais da campanha do petista, segundo informações do portal G1.

Janones disputou seu primeiro cargo público em 2016, quando ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de sua cidade natal, Ituiutaba, em Minas Gerais. Em 2018, na esteira da visibilidade conquistada por apoiar a greve dos caminhoneiros, tornou-se o terceiro deputado federal mais bem votado de Minas, com 178 mil votos.

Após deixar o PT, em 2015, André Janones filiou-se ao PSC e, em 2018, migrou para o Avante.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.