Datafolha: Lula abre 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e pode vencer no primeiro turno

 
A dez dias da eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua chance de vencer no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (22).

O petista oscilou dois pontos percentuais para cima – dentro da margem de erro –, e agora tem 47% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, permanece estagnado em segundo lugar, com 33%. Na última sondagem do instituto, Lula somou 45% das intenções de voto. Bolsonaro, os mesmos 33%.

A nova pesquisa sinaliza mais uma vez que a série de manobras eleitorais que Bolsonaro colocou em prática nos últimos meses não surtiram o efeito desejado pela sua campanha. Entre as manobras estão a expansão de benefícios sociais neste ano eleitoral, o desvirtuamento das celebrações de “Sete de Setembro” – que acabaram virando comícios pró-Bolsonaro – e as viagens que o presidente realizou ao exterior para tentar demonstrar que não está isolado. O plano não deu certo e o “tiro saiu pela culatra”.

O levantamento do Datafolha também indica que o giro do ex-presidente Lula pelo Sul do Brasil na última semana rendeu frutos: o petista variou de 34% para 40% dos votos na região, estando tecnicamente empatado com Bolsonaro, que aparece com 39%. No novo levantamento, Bolsonaro só continua a liderar no Centro-Oeste, onde aparece com 41% dos votos, contra 38% de Lula.

O levantamento desta quinta-feira ainda mostrou que Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 8% para 7%, Simone Tebet (MDB) ficou com os mesmos 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%.

Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram. Eleitores indecisos somam 2%, enquanto brancos e nulos representam 7%.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula teria 50%, contra 35% de Bolsonaro. Para vencer no primeiro turno, são necessários 50% dos votos mais um. Na pesquisa anterior, Lula somava 48% dos votos válidos.

 
Matérias relacionadas
. Ipec: Lula oscila para cima e tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro permanece estagnado com 31%
. Bolsonaro e asseclas falam em vitória no 1º turno, pesquisas mostram o contrário; sobra violência no País

No caso de eventual segundo turno, o petista aparece novamente como favorito na disputa direta com o atual presidente. Segundo o Datafolha, Lula venceria com 54% dos votos, contra 38% de Bolsonaro.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 42% da preferência do eleitorado; e Bolsonaro, com 31%. Ciro foi citado por 4% dos eleitores.

A pesquisa ouviu 6.754 eleitores em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

Ipec

A nova pesquisa do instituto Datafolha está em linha com outra divulgada na segunda-feira (19/09) pelo Ipec, que também mostrou ampla vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

No mais recente levantamento do Ipec, o petista apareceu com 47% das intenções de voto, contra 31% do atual presidente. Em relação à penúltima pesquisa Ipec, Lula oscilou um ponto para cima, enquanto Bolsonaro permaneceu estagnado com os mesmos 31%.

Os números do Ipec sugerem que uma vitória de Lula no primeiro turno das eleições seria possível. Nos votos válidos, que não consideram brancos e nulos, o ex-presidente aparece com 52%, contra 34% de Bolsonaro.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.