Isabel Salgado, um dos ícones do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos, em São Paulo

 
Um dos grandes nomes do vôlei brasileiro, Maria Isabel Barroso Salgado morreu nesta quarta-feira (16) no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Na terça-feira, a ex-jogadora foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão. Na madrugada desta quarta-feira, não resistiu e foi a óbito.

A família da ex-atleta e o hospital ainda não se manifestaram sobre a causa da morte, mas amigos próximos informaram que Isabel foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA). Ela será velada e cremada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, onde morava.

Isabel disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, modalidade na qual foi uma das pioneiras.

Ela deixa cinco filhos e cinco netos. Na última segunda-feira, Isabel foi anunciada como integrante do grupo técnico de esportes para a transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que assumirá o País em janeiro.

 
Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos 1980, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline. Embora não tenha conquistado medalhas nas Olimpíadas que disputou, aquela equipe foi a primeira da história do País a disputar grandes competições.

A ex-atleta foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar em liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida.

Em uma rede social, Lula prestou homenagem a Isabel e publicou foto ao lado da ex-atleta e afirmou que ela foi “símbolo” para o esporte e também de luta por ideais.

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino”, escreveu o presidente eleito.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.