Músico e compositor, Burt Bacharach morre aos 94 anos

 
Um dos maiores nomes da música internacional de todos os tempos, o pianista e compositor Burt Bacharach morreu aos 94 anos. A notícia foi dada pela agente Tina Brausam, nesta quinta-feira (9). A causa da morte não foi confirmada.

Desde o início dos anos 60, as composições de Bacharach conquistaram grandes nomes da música norte-americana, como Dione Warwick. Ela gravou várias canções, com destaque para “I Say a Little Prayer”.

Bacharach ganhou três estatuetas no Oscar: Melhor Trilha Sonora e Música Original, em 1982 (“Arthur, o Milionário Sedutor”); e Trilha Sonora em 1970 (“Butch Cassidy”). Na trilha do filme protagonizado por Paul Newman, o maior destaque era “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, cantada por B. J. Thomas.

Focado na busca de um “pop perfeito”, Bacharach mesclava o requinte da música sinfônica do final do século 19 com a orquestração pop moderna.

Seu maior parceiro foi o letrista Hal David, que morreu em 2012. Juntos, eles escreveram músicas como “The Look of Love” (famosa na voz de Dusty Springfield e trilha do filme “Casino Royale”).

A música teve outras versões, incluindo uma do pianista brasileiro Sergio Mendes. A regravação o levou ao quarto lugar da principal parada da revista americana “Billboard”, em 1968.

“This Guy’s in Love With You”, lançado por Herb Alpert em 1968, foi hit número um da parada americana. “(They Long to Be) Close to You” também chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos, em 1970, em performance do Carpenters.

“What’s New Pussycat?”, cantada por Tom Jones; “Magic Moments”, com Perry Cuomo; e “Heartlight”, com Neil Diamond, são outros sucessos que chegaram ao top 5 nos Estados Unidos.

 
Seis prêmios Grammy

No Grammy, Bacharach teve ao todo 21 indicações e seis prêmios. Os gramofones mais recentes foram os de Álbum de Pop Instrumental, em 2006; e um prêmio especial pela carreira, em 2008.

“That’s What Friends Are For”, com Dione Warwick, Stevie Wonder, Gladys Knight e Elton John, levou o Grammy de Música do Ano, em 1987. A canção foi lançada em uma campanha para arrecadar fundos no combate à AIDS.

Burt Bacharach também apareceu nos filmes de Austin Powers, paródia de James Bond estrelada por Mike Myers com temática dos anos 60.

O último grande colaborador foi Elvis Costello, com quem escreveu e fez shows. A parceria com o cantor inglês começou nos anos 90, com várias músicas incluídas em um box de discos chamado “The Songs of Bacharach & Costello”, lançado em 2023.

O músico foi casado quatro vezes e deixa a esposa Jane Hansen e dois filhos, Oliver e Raleigh. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.