Arthur Lira não tem moral para exigir o comando da Saúde em troca de apoio ao governo na Câmara

 
Um dos próceres do Centrão, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, mandou pelos ares o falso discurso moralizador de Jair Bolsonaro, que acabou experimentando do próprio veneno. Afinal, Bolsonaro sempre integrou o que há de pior na política brasileira, além de ser golpista, intolerante e preconceituoso.

Eleito para um terceiro mandato como presidente, Lula, que na campanha de 2022 prometeu o que sabia ser impossível de ser cumprido, agora enfrenta a chantagem do Centrão, que quer avançar sem cerimônia sobre o governo.

Lira sabe que a sobrevivência do PT como legenda depende dos eventuais acertos do governo Lula, sem os quais o partido deve desidratar a partir de 2027. Diante desse cenário, os integrantes do Centrão, por meio de Arthur Lira, cobram cada vez mais espaço no governo para, em tese, garantir fidelidade ao Palácio do Planalto nas votações.

Quem conhece a engrenagem do Congresso Nacional sabe que essa tal fidelidade não existe, pois qualquer político contrariado em seus interesses pode colocar tudo a perder. Por essa razão clamamos para que os brasileiros reajam com firmeza e tenacidade ao “toma lá, dá cá”, situação que atenta contra a democracia. Até porque, os parlamentares são eleitos para defenderem os interesses da população e do País, não os próprios interesses.

Ignorando os limites do cargo que ocupa, Lira age como chantagista profissional ao exigir do presidente da República a entrega de determinados ministérios para garantir apoio ao governo na Câmara dos Deputados.

 
Desprovido de pudor, Lira tenta “emparedar” o governo semanas após a Polícia Federal prender aliados envolvidos no esquema dos kits de robótica. Um auxiliar do presidente da Câmara dos Deputados foi alvo de mandado de busca e apreensão. Lira indicou R$ 33 milhões do malfadado “orçamento secreto” para a compra de kits de robótica, vendidos ao governo federal com 420% de ágio.

A léguas de distância da seara do decoro, o presidente da Câmara agora cobra do governo o comando do Ministério da Saúde, onde seus aliados protagonizaram, em gestões anteriores, escândalos dos mais variados.

É importante lembrar os casos de corrupção envolvendo a compra de vacinas contra Covid-19 e a passagem do deputado Ricardo Barros (PP-PR), que enquanto ministro da Saúde esteve à frente do escândalo da aquisição do medicamento L-asparaginase, usado no tratamento de leucemia linfoblástica aguda.

Coube ao UCHO.INFO denunciar com exclusividade o caso da compra de versão chinesa do medicamento L-asparaginase produzido por laboratório sediado no Paraguai, mas na verdade sequer tinha sede no país vizinho. Para ampliar o escândalo, o laboratório paraguaio matinha representação no Brasil em um escritório de contabilidade localizado na região metropolitana da capital paulista. Fomos ameaçados por todos os envolvidos no escândalo, mas não recuamos diante das intimidações. Confira abaixo a série de matérias sobre o escândalo envolvendo Ricardo Barros e o laboratório paraguaio.

Reiteramos novamente a importância de a sociedade se rebelar contra esse “presidencialismo de coalizão” enquanto é tempo, pois estamos diante de um movimento criminoso liderado por políticos que usam o mandato eletivo para saquear o Estado. Em qualquer país minimamente sério essas figuras estariam atrás das grades.

Confira abaixo a série de matérias sobre o escândalo envolvendo Ricardo Barros e o laboratório paraguaio.

. Escândalo envolvendo a compra de medicamento contra um tipo de câncer deve chacoalhar o governo (18/01/2017)
. Leucemia Aguda: Fantástico exibe como furo de reportagem matéria do UCHO.INFO publicada em janeiro (27/03/2017)
. Leucemia Aguda: editor do UCHO.INFO foi ameaçado após denunciar escândalo no Ministério da Saúde (27/03/2017)
. Leucemia Aguda: denúncia do UCHO.INFO incomodou a Saúde e terá investigação policial e possível CPI (28/03/2017)
. Leucemia Aguda: nervoso ao falar sobre medicamento chinês, ministro da Saúde precisa ser demitido (10/04/2017)
. Leucemia Aguda: se medicamento chinês provocar uma morte, ministro responderá por homicídio doloso (14/04/2017)
. Leucemia Aguda: Comissão de Defesa do Consumidor pode mandar cúpula do Ministério da Saúde pelos ares (17/04/2017)
. Leucemia Aguda: matérias do UCHO.INFO levam ministro da Saúde a dar explicações à Casa Civil (03/05/2017)
. Leucemia Aguda: Temer deveria criar coragem e ordenar compra de medicamento confiável e eficaz (04/05/2017)
. Leucemia Aguda: denunciado pelo UCHO.INFO, escândalo de compra de medicamento é barrado pela Justiça (25/09/2017)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.