Terra registra o dia mais quente da história

 
O planeta registrou o dia mais quente da história na segunda-feira (3), superando a média de 17 ºC pela primeira vez desde o início das medições em 1979. Divulgados nesta terça-feira, os dados partiram de análises preliminares do Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, um serviço ligado à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês).

Ao chegar a 17,01ºC no início da semana, a temperatura média global superou o recorde anterior de 16,92ºC, registrado em 24 de julho do ano passado. Geralmente oscilando entre cerca de 12°C e pouco menos de 17°C em qualquer dia do ano, a temperatura global atmosférica no início de julho registrou uma média de 16,2°C entre 1979 e 2000.

Ondas de calor impulsionaram os números

Entre os responsáveis pelo aumento, estão as altas temperaturas observadas em diversas partes do globo terrestre, como nos Estados Unidos, que vem sofrendo com picos de calor nas últimas semanas, e a China, afetada por uma onda de calor contínua em torno de 35 ºC. Também o norte da África registrou temperaturas próximas a 50 ºC.

Nem mesmo a Antártica, que atualmente passa pelo inverno, escapou das altas temperaturas. Recentemente, os termômetros da base ucraniana de pesquisas Vernadsky, situada nas ilhas argentinas do continente branco, registraram 8,7°C, um recorde para o mês de julho.

“Este não é um marco para celebrar”, disse o cientista climático Friederike Otto, do Instituto Grantham para Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Imperial College London, no Reino Unido. “Trata-se de uma sentença de morte para pessoas e ecossistemas.”

 
Novos recordes pela frente

O novo recorde ainda não foi confirmado por outras medições, mas pode ser quebrado em breve com o início do verão no hemisfério norte. Normalmente, os termômetros continuam subindo até o final de julho ou início de agosto.

No próximo ano, estima-se que o início do fenômeno climático El Niño no Oceano Pacífico elevará as temperaturas ainda mais. Isso sem contar com a própria atividade humana a – principalmente a queima de combustíveis fósseis –, que continua a emitir cerca de 40 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, aquecendo cada vez mais o planeta a cada ano que passa.

“Infelizmente, isso promete ser apenas o primeiro de uma série de novos recordes estabelecidos este ano, à medida que as emissões crescentes de [dióxido de carbono] e gases de efeito estufa, juntamente com um El Niño crescente, levam as temperaturas a novas alturas”, disse Zeke Hausfather, pesquisador cientista da Berkeley Earth, em um comunicado. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.