Prêmio Nobel de Física vai para três pesquisadores de elétrons

 
O Prêmio Nobel de Física de 2023 foi concedido a três pesquisadores que desenvolveram métodos experimentais para o estudo da dinâmica dos elétrons.

Os pesquisadores premiados são Pierre Agostini, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, Ferenc Krausz, do Instituto Max Planck para Ótica Quântica e da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha, e Anne L’Huillier, da Universidade de Lund, na Suécia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pela Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo.

Os experimentos do trio “forneceram à humanidade novos instrumentos para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e das moléculas”, disse a entidade. Eles “demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para medir os processos rápidos por meio dos quais os elétrons movem ou modificam a energia.”

No momento, essas ferramentas são mais usadas para a compreensão do funcionamento do universo e não tanto para aplicações práticas, mas há expectativa de que esse conhecimento no futuro contribua para aprimorar equipamentos eletrônicos e o diagnóstico de doenças.

L’Huillier é apenas a quinta mulher a ganhar um Nobel de Física. “Esse é o [prêmio] de maior prestígio e estou muito feliz por recebê-lo. É incrível”, disse ela. “Como sabem, não há muitas mulheres que ganharam esse prêmio, então é muito especial.”

No ano passado, o Nobel de Física foi concedido ao francês Alain Aspecto, ao americano John Clauster e ao austríaco Anton Zellinge, por estudos pioneiros de mecânica quântica, um campo que tem aplicações práticas significativas, por exemplo, na criptografia.

 
Matéria relacionada
. Prêmio Nobel de Medicina vai para dois pesquisadores da vacina mRNA

Na segunda-feira, foram anunciados os vencedores no Nobel de Medicina. Neste ano, os premiados foram a pesquisadora húngara Katalin Kariko e seu colega americano Drew Weissman, por seu trabalho no desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que foram determinantes para o controle da Covid-19.

A premiação em dinheiro teve um aumento neste ano de 1 milhão de coroas suecas, para 11 milhões de coroas suecas – cerca de 950 mil euros ou US$ 1 milhão.

Premiação ocorrerá em dezembro

O Prêmio Nobel é assim chamado devido ao químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), que em 1867 inventou a dinamite e, por meio de um testamento, doou a maior parte da sua fortuna para a prestação de serviços valiosos à humanidade.

A premiação se destina a homenagear pesquisadores, cientistas, escritores e personalidades em seis categorias: medicina, física, química, economia, literatura e paz.

São agraciados aqueles que demonstraram maior benefício à população mundial no ano anterior – as instituições que concedem os prêmios, no entanto, nem sempre focam nesse exato período.

As premiações são tradicionalmente entregues em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.