MPF pede suspensão do salário de Chiquinho Brazão e o afastamento de Domingos Brazão

 
O subprocurador Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pedirá a suspensão do salário do deputado federal João Francisco Inácio Brazão, conhecido como Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), preso neste domingo (24) sob a acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. O crime também provocou a morte de Anderson Gomes, então motorista da vereadora carioca.

Um ofício também será enviado ao presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Rodrigo Nascimento, com pedido de abertura de procedimento administrativo e afastamento cautelar de Domingos Brazão, conselheiro do órgão. O afastamento cautelar pode resultar em aposentadoria compulsória, um prêmio para quem é acusado de ser mandante de homicídio.

Os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foram presos após terem os nomes citados na delação do ex-policial Ronnie Lessa, executor dos assassinatos.

. Clique e confira o relatório da Polícia Federal
. Clique e confira a decisão do ministro Alexandre de Moraes
. Clique e confira o parecer da Procuradoria Geral da República


 
Matérias relacionadas
. Operação Murder Inc: deputado federal Chiquinho Brazão será expulso do União Brasil
. Caso Marielle: preso pela PF, ex-chefe da Polícia Civil do Rio foi nomeado pelo golpista Braga Netto
. Irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa: quem são os presos acusados de mandar matar Marielle Franco
. Prisões de suspeitos no caso Marielle passarão por referendo no STF; Câmara decidirá sobre Chiquinho

Lessa disse aos investigadores, no âmbito do acordo de colaboração premiada, que os mandantes foram os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, cabendo ao delegado Rivaldo Barbosa o planejamento do crime.

O ex-policial Ronnie Lessa tomou a decisão de colaborar com as investigações após seu comparsa no crime, Élcio de Queiroz, que também está preso, assinar acordo de colaboração premiada. Élcio dirigiu o carro usado no crime. Lessa revelou à PF outros crimes cometidos no Rio de Janeiro a pedido de autoridades.

De acordo com Lessa, o delegado Rivaldo Barbosa, que assumiu o comando da Polícia Civil um dia antes do crime, garantiu aos irmãos Brazão que as investigações sobre o crime não prosperariam.

Vale destacar que Rivaldo Barbosa foi indicado e nomeado para o comando da Polícia Civil do Rio de Janeiro pelo então interventor na segurança pública do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, militar que participou do fracassado golpe de Estado liderado por Jair Bolsonaro.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.