A Operação Fim da Linha, do Ministério Público de São Paulo, deflagrada nesta terça-feira (9) e que afastou 21 pessoas ligadas às empresas de ônibus UPBus e Transwolff, não surpreendeu os leitores do UCHO.INFO. As companhias, que operam na cidade de São Paulo, são acusadas de envolvimento com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A Prefeitura paulistana sempre soube desse envolvimento, mas por alguma razão preferiu manter os contratos de prestação de serviços de transporte público, repassando valores vultosos às empresas.
Em matéria publicada no dia 7 de agosto de 2023, sobre as operações da Polícia Militar na Baixada Santista, o UCHO.INFO criticou o governador Tarcísio de Freitas e destacou a conivência das autoridades com as referidas empresas de ônibus, mesmo diante das informações sobre a relação com criminosos.
De acordo com o MP paulista, o objetivo da operação é desarticular duas organizações que estariam lavando dinheiro proveniente do tráfico de drogas, roubos e outros crimes.
A decisão da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital, de sexta-feira (5), determinou o afastamento dos seguintes funcionários da empresa UPBus: Ubiratan Antonio da Cunha, Anisio Amaral da Silva, Wesley dos Santos Souza, Christianne Oliveira Loiola, Alessandro Santa Fausta, Andrezza Becheli Santa Fausta, Rubens Santa Fausta, Eliana Aparecida Vitoria, Priscila Carolina Vitoria Rodriguez Acuna, Ivanilda do Nascimento Ribeiro, Admar de Carvalho Martins, Alexandre Salles Brito, Jacqueline Cavalcante Brito, Ahmed Hassan Saleh e Rosana Aparecida Ferreira dos Santos.
Em relação à Transwolff, foi determinado o afastamento de Carlos Couto Ramos, Cícero de Oliveira, Luiz Carlos Efigenio Pacheco e Robson Flakes Lopes Pontes. Esses últimos são dono e diretor da empresa, e foram presos nesta terça.
A Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), decretou a intervenção na empresa UPBus. Wagner Chagas Alves e Angelo Fêde, servidores da SPTrans (São Paulo Transporte), assumiram a direção da empresa.
A Operação Fim da Linha é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Receita Federal.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.