Fala de Janja derrubou declaração do presidente Lula sobre gafe na China

Como sempre afirma o UCHO.INFO, a atividade política no Brasil não cede espaço para a coerência. Além disso, a política nacional é acompanhada por impressionante avalanche de mitomania. É assustador o volume de mentiras.

Enfrentando desanimadores índices de aprovação popular, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais uma explicação a dar à opinião pública.

Durante jantar oferecido pelo presidente da China, Xi Jinping, à comitiva brasileira, um momento de constrangimento marcou o encontro. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, pediu ao líder chinês para intervir na rede social TikTok por conta de crimes sexuais cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes.

Algum integrante do grupo que participou do jantar vazou para a imprensa detalhes sobre a fala de Janja e o desconforto do presidente chinês.

Lula, por sua vez, ficou irritado com o vazamento da informação e disse aos jornalistas que coube a ele questionar Xi Jinping sobre o assunto. O presidente brasileiro afirmou à imprensa que o fato de Janja ter se pronunciado mostra que ela não é uma “mulher de segunda classe”.

Matéria relacionada
. Não contente com a gafe cometida na China, Janja quer polemizar à sombra do TikTok

Gostem ou não Lula e Janja, ocorreu quebra de protocolo, algo levado a sério pelo governo totalitarista chinês, como destacamos em matéria anterior.

Na viagem de volta ao Brasil, Lula demonstrou aos membros da comitiva seu descontentamento com o episódio, assunto que continua fervilhando no Palácio do Planalto.

Como informamos em matéria publicada na edição de segunda-feira (19), a primeira-dama está disposta a levar adiante a polêmica sobre a quebra do protocolo diante de Xi Jinping.

Em evento no Tribunal de Contas (TCU), Janja disse que nenhum protocolo será capaz de calar a sua voz contra crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. Em outras palavras, Janja interpelou o presidente chinês.

Enfatizamos na matéria que o assunto é de extrema gravidade e deve ser combatido com firmeza, mas há meios oficiais para que isso prospere. Ademais, Janja não integra oficialmente o governo e o cargo de primeira-dama não lhe dá direito de interpelar chefes de Estado.

A questão que se coloca é que o discurso da primeira-dama no TCU colocou por terra a fala do presidente Lula, que aos jornalistas disse que coube a ele questionar o líder chinês.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.