Esgrimista brasileiro conquista medalha inédita em campeonato mundial em cadeira de rodas

Vale pontuação – O esgrimista gaúcho Jovane Guissone ganhou a primeira medalha do Brasil na esgrima em cadeira de rodas. Bolsista do Ministério do Esporte na categoria nacional, ele conquistou o bronze na prova de Espada da Copa do Mundo da IWAS (Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados). O campeonato foi disputado no último fim de semana em Montreal, no Canadá.

O atleta competiu na categoria B, para atletas com pouca mobilidade no tronco. Ele explica que a vitória foi muito importante para o projeto de participar dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. “Essa medalha vale pontuação no ranking mundial que classifica para as Paraolimpíadas. Agora, estou focando meu treinamento para a etapa regional das Américas, que acontecerá em agosto.”

Jovane se dedica exclusivamente ao esporte e, por isso, a Bolsa-Atleta é decisiva em sua vida. “A bolsa é uma grande ajuda. Com ela, foi possível dar um gás na minha preparação. Dependo dela para pagar minhas viagens, meus treinamentos e minha alimentação”. Com informações da assessoria do Ministério do Esporte.