Mineirinho – Nesta sexta-feira (20), o Brasil alcançou o topo do surfe mundial. Adriano Souza, o Mineirinho, bateu o australiano Taj Burrow, terceiro melhor do mundo, ficou com o título da etapa carioca do Mundial e assumiu o primeiro lugar no ranking mundial do surfe. É a primeira vez na história que um brasileiro lidera o ranking. Apenas dois brasileiros ainda estavam na etapa final da competição, Raoni Monteiro e Adriano Souza, segundo informou o “iG”.
Raoni enfrentou o australiano Bede Durbidge e não conseguiu passar para as quartas do Mundial, ficando 0.76 atrás de Bede na pontuação final. Mineirinho desbancou Owen Wright nas quartas de final. Já na semifinal, Adriano vingou Raoni e eliminou Durbidge da competição com seis décimos de diferença na pontuação final.
A grande final foi contra o terceiro melhor surfista do mundo, Taj Burrow, que vinha muito bem durante toda a etapa e tinha eliminado grandes surfistas como Bobby Martinez e Cory Lopez.
O australiano começou melhor na bateria e logo na primeira onda conseguiu uma nota 7. Adriano só passou à frente na terceira onda, com uma nota 8. Assim, manteve uma série de notas boas e acabou ficando com o título na etapa brasileira do Mundial de surfe. Com este resultado, Mineirinho fica em primeiro no ranking mundial de surfe até a próxima etapa, que será realizada em Jeffrey’s Bay, na África do Sul.