Primeiro-ministro francês apresenta renúncia do governo a François Hollande

manuel_valls_01Arrumando as gavetas – Apenas cinco meses após tomar posse, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apresentou a renúncia de seu gabinete ao presidente François Hollande, segundo informou o gabinete presidencial nesta segunda-feira (25), em Paris. Hollande pediu a Valls que apresente na terça-feira uma nova equipe de governo.

“O chefe de Estado pediu-lhe para constituir uma equipe coerente com as orientações que ele definiu para o nosso país”, informou o gabinete presidencial. O comunicado não citou motivos.

Entretanto, a medida foi anunciada após o ministro da Economia, Arnaud Montebourg, ter criticado no fim de semana a política econômica do governo francês, o que teria irritado Valls. Apesar de o premiê não ter reagido, membros de sua equipe declararam que Montebourg teria “passado dos limites”.

Montebourg afirmou que as medidas de redução de déficit implementadas desde a crise financeira de 2008 minaram as economias da zona do euro e pediu aos governos para mudarem de curso se não quiserem perder seus eleitores para partidos populistas ou extremistas.

Crise econômica

O ministro francês das Finanças, Michel Sapin, admitiu este mês que o fraco crescimento da economia deve fazer com que a França não alcance sua meta de redução do deficit para este ano, mas ressaltou que o governo vai continuar a cortar o deficit “a um ritmo adequado”.

A fraqueza da economia foi um fator importante para a queda de aprovação de Valls, que baixou para a marca de 36% neste mês, enquanto Hollande continua a ser o presidente mais impopular em mais de meio século, segundo uma pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop), divulgada no domingo (24).

Valls foi nomeado para liderar o governo numa reforma de gabinete realizada em março, logo após o governo socialista ter sofrido duras derrotas em eleições regionais francesas. (Com agências internacionais)

apoio_04