César Cielo abandona mundial de natação na Rússia com lesão no ombro; “lesão pode agravar”

cesar_cielo_07Fora de combate – Apesar de uma lesão no ombro, revelada em seu primeiro dia de disputas na Rússia, César Cielo nadou as eliminatórias, semifinais e final dos 50m borboleta. Entretanto, com tempos acima do esperado e apenas a sexta colocação na prova, viu que não daria mais para continuar no Mundial.

Nesta quarta-feira (5), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou que o nadador não disputará a outra prova prevista, os 50m livre, marcada para a próxima sexta-feira.

De acordo com o diretor-executivo da entidade, Ricardo de Moura, continuar na competição seria um sacrifício desnecessário. “O problema médico, não temos muito o que fazer. Se fosse o final da trilha… mas não é. Se pode prejudicar o caminho, aí para. Não faz sentido. A palavra do médico é importante. A lesão pode agravar. Agravou ao longo do período aqui. Então, nem tem o que discutir. Para quê forçar? Primeiro é nadar sem ter condições físicas e clínicas ideais. Então, não tem muito o que fazer, não. É uma situação e acabou. Foi resolvido. Foi melhor para o atleta e para todo mundo”, afirmou o diretor da CBDA.

O atleta chegou a Kazan reclamando de dores no ombro esquerdo. Há mais de um mês, antes da disputa do Aberto da França, Cielo vem sentindo um desconforto por causa da lesão.

Segundo o médico da Confederação, Gustavo Magliocca, o nadador tem uma inflamação no tendão supra-espinhal. “Essa lesão foi evoluindo à medida que ele nadava. Ontem tivemos 24 horas de repouso e pudemos observar melhor a evolução da lesão. Optamos em fazer um ultrassom do ombro que mostrou que o processo inflamatório era maior e um pouquinho mais avançado do que a gente imaginava, acrescentando outros diagnósticos à hipótese inicial médica.

“Considerando o estado físico dele, o pouco tempo que tínhamos aqui e, principalmente, o foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016, optamos pelo corte neste momento para preservá-lo e iniciar o mais rápido possível a reabilitação desse ombro”, explicou o médico em nota publicada pela entidade.

O nadador deixou Kazan na manhã desta quarta e está retornando para o Brasil para realizar novos exames e aprofundar o tratamento da lesão. Assim, a prova de 50m livre contará apenas com Bruno Fratus. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04