Trapalhadas brasileiras no Caminho de Compostela registradas na tela de “Onde está a felicidade?”

(*) Michel Toronaga, do Jornal de Brasília –

Depois de ganhar o troféu Menina de Ouro de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Paulínia deste ano, “Onde Está a Felicidade?” estreia em sete salas da cidade de Brasília com a esperança de agradar o público do Distrito Federal. Dirigido por Carlos Alberto Riccelli, a comédia romântica é protagonizada por Bruna Lombardi. Na película ela interpreta Téo, uma mulher que, ao descobrir que o marido (Bruno Garcia) a trai virtualmente, decide viajar para a Espanha, para se espiritualizar fazendo o místico Caminho de Santiago de Compostela.

Nessa jornada extravagante, ela vai acabar se perdendo e passando por confusões hilárias. Primeiro, porque está acompanhada de um cinegrafista que só pensa no sucesso (interpretado por Marcello Airoldi) e, também, porque uma produtora espanhola desorientada vai tentar “ajudar” os dois a gravarem o piloto de um programa no local.

O resultado é uma comédia colorida e cheia de bons momentos. “A ideia era fazer uma coisa leve. Eu tinha esse sonho de fazer o Caminho e nunca me passou pela cabeça fazer uma coisa solene ou mais dura. Eu acredito que é na leveza que está essa espiritualidade que se busca”, revelou Riccelli.

Além de dirigir o longa-metragem, ele também fez diversas músicas da trilha sonora, como o forró – interpretado por Gilberto Gil – que toca no final da projeção. Bruna também desempenhou mais uma função. Ela estrelou e fez o roteiro, preenchendo de humor as cenas que mostram as confusões que acontecem com o trio. “A piada tem que ser uma consequência natural de uma cena. Eu gosto da piada que acontece pela observação”, explicou Bruna.