Corinthians corre atrás do placar, termina com vitória e divide liderança do Brasileiro com o Vasco

Passo importante – Foram duas viradas para comprovar que realmente neste Campeonato Brasileiro de 2011 tudo é possível. Em São Paulo, o Corinthians estava perdendo por 1 a 0 para o Avaí, candidato ao rebaixamento, com um homem a menos. Em Porto Alegre, o Grêmio era dominado pelo Flamengo de Ronaldinho Gaúcho: 2 a 0 já no primeiro tempo. Pois os dois times batalharam e conseguiram vitórias impressionantes em uma competição que pega fogo a seis rodadas do fim.

O Corinthians venceu do jeito que sua torcida gosta. Contra um rival desesperado na luta contra o descenso, fez o público presente no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, se descabelar. Tudo para, no fim, mudar completamente o estado de espírito desse bando de loucos.

O Avaí saiu na frente com um gol do meia Robinho aos 12 minutos de jogo. Depois, o zagueiro Leandro Castan foi expulso na segunda etapa. Tudo perdido? Nada. Nos 15 minutos de jogo, o que se viu foi o time da casa inflamado em campo em busca da reação, liderado pelo atacante Emerson.

Em seu primeiro jogo desde 25 de setembro, o experiente jogador foi decisivo, ao anotar o gol de empate aos 61 minutos de jogo e dando muito trabalho aos defensores catarinenses. O gol da virada veio aos 77 minutos, chorado, com Liedson, apesar do esforço do goleiro Felipe, que chegou a espalmar a bola, mas depois de ela ter cruzado a linha.

“Estamos brigando com três ou quatro clubes. Demos um passo importante com a vitória. Como fui campeão duas vezes, sei que essa sensação é ótima. É muito gostoso entrar de férias, sabendo que você trabalhou o ano todo e foi premiado no fim”, disse Emerson, que levantou a taça em 2009 pelo Flamengo e em 2010 pelo Fluminense.

Não só a vitória foi heróica como valeu a liderança do Brasileirão. O time tem agora 58 pontos, empatado com o Vasco na ponta da tabela, mas desbancando o time carioca no desempate pelo número de vitórias, com uma a mais.