Principais redes sociais, Twitter e Facebook divulgam os hits de 2011

(*) AdNews –

Duas das mais populares redes sociais divulgaram nesta quarta-feira (7) o ranking dos assuntos que foram destaque nestes meios durante o ano de 2011. Dezesseis fatos chamaram a atenção fortemente no Twitter, a ponto de ultrapassarem a barreira dos 3 mil tweets por segundo. Como parte de sua retrospectiva, a rede de microblogs divulgou quais foram e quando aconteceram esses casos – sendo que um deles trata exclusivamente do Brasil.

Em primeiro lugar ficou o anúncio da gravidez da cantora Beyoncé, feito durante sua apresentação no MTV Video Music Awards, em 28 de agosto. Na ocasião, foram 8.868 TPS (tweets por segundo), o recorde de todos os tempos.

A execução de Troy Davis, americano condenado pelo assassinato de um policial em 1989, aparece em seguida. A morte de Davis ficou em evidência porque o caso se arrastou durante todo esse tempo, com envolvimento de diversas personalidades mundiais em apoio à libertação do acusado. Em 20 de setembro, quando a história chegou ao fim, 7.761 TPS foram enviados.

O top 5 se completa com a final da Copa do Mundo Feminina, em 17 de julho (7.196 TPS); a eliminação do Brasil da Copa América, em 17 de julho (7.166 TPS); e a renuncia de Steve Jobs, em 25 de agosto (7.064 TPS).

Depois vem o Ano Novo (6.939 TPS), o Black Entertainment Television Awards, em 27 de julho (6.436 TPS); a Liga dos Campeões da UEFA, em 28 de maio (6.303 TPS); a morte de Steve Jobs, em 6 de outubro (6.049 TPS); a final do Campeonato da NBA, em 13 de junho (5.531 TPS); o terremoto seguido pelo tsunami que assolou o Japão em 11 de março (5.530 TPS); o terremoto na Costa Leste dos EUA, em 23 de agosto (5.449 TPS); o ataque a Osaba bin Laden, em 2 de maio (5.106 TPS); a competição Home Run Derby, em 11 de julho (4.995 TPS); a final do Campeonato de Futebol Americano, em 6 de fevereiro (4.064 TPS); e o Casamento Real na Inglaterra, em 29 de abril (3.966 TPS).

Os assuntos mais comentados do Facebook

No Facebook, o fato mais comentado pelos 800 milhões de usuários de todo mundo foi a morte de Osama Bin Laden. Apenas dois dias depois do ocorrido, tornou-se o evento mais discutido em 2011. No dia 1 de maio, quase 10% de todas as atualizações de status em inglês mencionavam notícias sobre o acontecimento.

O segundo lugar marcou o mês de fevereiro, devido à vitória do Green Bay Packers sobre o Pittsburgh Steelers, o time conquistou o Super Bowl 45.

Em terceiro, destacou-se a absolvição de Casey Anthony. O julgamento de Anthony, residente da Flórida acusada de assassinar sua filha Caylee Anthony, alcançou o topo das discussões. Em 5 de julho, quando a mãe foi absolvida, o assunto foi o mais comentado.

Charlie Sheen chamou a atenção em março com os memes “winning”, “tiger blood” e “goddeness” que se espalharam rapidamente pela rede social; foi o quarto assunto de maior destaque.

A morte de Steve Jobs, em outubro, ficou em quinto. Na sexta posição aparece casamento de Kate Middleton e do Príncipe William, que dominou as conversas em abril. A frase “Casamento Real” apareceu quase 600 vezes mais nos dias próximos à celebração.

Outro óbito é o sétimo assunto do top 10. A morte da cantora Amy Winehouse mobilizou os internautas em julho. Em oitavo lugar ficou o lançamento do game “Call of Duty: Modern Warfare 3” (geralmente abreviado como mw3), em novembro, representando o lançamento mais comentado na área de entretenimento de todos os tempos.

As operações militares das Nações Unidas na Líbia desencadearam uma avalanche de atualizações de status que mencionavam a “Líbia” e “Gaddafi”, ocupando a nona posição. Em agosto, para finalizar a lista, o Furacão Irene, que varreu a costa leste dos Estados Unidos, mobilizou os usuários. Milhares de pessoas recorreram ao Facebook para obter informações sobre avisos de emergência e para se certificarem de que amigos e familiares estavam bem.

UFC lidera os comentários brasileiros

No Brasil, o UFC liderou o ranking. Vasco da gama foi o segundo tema mais comentado pelos brasileiros e a morte de Amy Winehouse, o terceiro. Em seguida, aparecem respectivamente a morte de Bin Laden, Flamengo, Exaltasamba, Corinthians, Slipknot, Playstation 3 e Ronaldinho Gaúcho.