Luiz Felipe Scolari é eleito o oitavo melhor treinador do século XXI; há mais brasileiros na lista

Dez melhores – Quando algo não sai a contento em um clube de futebol, os cartolas adotam repetidas vezes a estratégia mais ilógica. Demitir o treinador, que raras vezes resolve o problema que é quase sempre criado por jogadores indisciplinados e repletos de soberba.

Mesmo assim, idolatrados ou odiados pelas torcidas, os treinadores de futebol agora têm um ranking dos melhores do planeta, criado pela IFFHS (Federação de História e Estatísticas do Futebol), que definiu um método para elencar os melhores profissionais que atuam em clubes e seleções.

Nesta segunda-feira (6), a IFFHS divulgou a lista dos cem melhores treinadores do século XXI, com a liderança do escocês Alex Ferguson, treinador do Manchester United, com 166 pontos. Em segundo lugar, com apenas um ponto a menos, aparece na lista o francês Arsène Wenger, técnico do Arsenal. Na terceira colocação do ranking está o português José Mourinho, técnico do Real Madrid.

Na América do Sul, o argentino Marcelo Bielsa e o brasileiro Luiz Felipe Scolari são os que detêm as melhores colocações na oitava posição, com 101 pontos cada. No momento, os treinadores do “Top 10” possuem oito nacionalidades diferentes. Atualmente, apenas dois técnicos da lista dos 10 melhores estão à frente de uma seleção nacional: Fabio Capello (Inglaterra) e Vicente del Bosque (Espanha).

Entre os cem melhores técnicos, constam da lista, além de Scolari, outros nove profissionais brasileiros: Carlos Alberto Parreira aparece em 16º lugar, com 65 pontos; Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, em 18º, com 62 pontos; Muricy Ramalho, em 29º, com 42 pontos; Arthur Antunes Coimbra, o Zico, em 42º, com 29 pontos; Vanderlei Luxemburgo, em 53º, com 24 pontos; Jorvan Vieira, em 70º, com 18 pontos; Abel Braga, em 86º, com 15 pontos; Paulo Autuori, em 91º, com 14 pontos; Celso Roth, em 95º, com 13 pontos.

Confira abaixo a lista com os dez melhores treinadores do século XXI, país de origem e pontuação

1. Alexander Ferguson (Escócia) – 166 pontos
2. Arsène Wenger (França) – 165 pontos
3. José Mourinho (Portugal) – 154 pontos
4. Fabio Capello (Itália) – 135 pontos
5. Guus Hiddink (Holanda) – 112 pontos
6. Carlo Ancelotti (Itália) – 108 pontos
7. Vicente del Bosque (Espanha) – 104 pontos
8. Marcelo Bielsa (Argentina) – 101 pontos
8. Luiz Felipe Scolari (Brasil) – 101 pontos
10. Rafael Benítez (Espanha) – 97 pontos